20200612 GabrielRodzinski OrientacaoGuardaMunicipalCOVID19 abre
Fotos: Gabriel Rodzinski
Com a previsão de maior movimento em bares e restaurantes em função do Dia dos Namorados, agentes da Guarda Municipal de Esteio fizeram, na noite da última sexta-feira (12), uma ronda para orientar comerciantes e clientes sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19). Distanciamento entre pessoas, uso de máscara e higienização foram alguns dos aspectos observados durante a ação, realizada frequentemente desde o início das ações de combate à doença.

 

No sábado (13), o Governo do Estado fez a divulgação das bandeiras do distanciamento controlado valendo desta segunda-feira (15) até domingo (21). A região 8, na qual Esteio está inserido, não teve sua situação alterada e continua com bandeira laranja, cenário que se repete desde a adoção do sistema de cores no Rio Grande do Sul. Por força do Decreto Municipal nº 6.601/2020, de 11 de maio de 2020, a adoção das regras na cidade é automática e o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços estão condicionados à bandeira vigente.

 

Para facilitar a vida dos empreendedores e tornar mais efetivo o cumprimento das medidas previstas no modelo, a Prefeitura redigiu uma cartilha com orientações sobre o funcionamento das atividades na cidade, já considerando os protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

 

Além disso, a Administração Municipal também disponibiliza uma planilha para o cálculo do teto de operação e de ocupação. Com isso, basta que o empreendedor informe a sua atividade econômica e os dados solicitados da sua empresa, e a tabela informará o número máximo de trabalhadores, clientes e pessoas para as atividades em geral, bem como os quantitativos máximos de outros parâmetros para atividades específicas. Após fazer o cálculo, o empresário pode preencher o cartaz específico para sua atividade, disponível nas últimas páginas da cartilha, e afixar na entrada de seu estabelecimento comercial.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1