20200608 Divulgacao BannerEducaEsteio abreA Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizou, nesta segunda-feira (8), um repositório virtual com materiais e recursos pedagógicos complementares para os alunos da rede municipal de ensino. O portal EducaEsteio (sites.google.com/educaesteio.com.br/educaesteio) tem conteúdos voltados à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Serviço Municipal de Educação Especial e Inclusiva (Semeei), além de uma biblioteca digital, na qual podem ser encontrados diversos livros das categorias infanto-juvenil, literatura, não-ficção, quadrinhos e materiais didáticos.

 

Construído pela Coordenação de Projetos, Tecnologias e Inovação da SME, o site faz parte das ações do Programa Emergencial de Educação (PEED), lançado no dia 29 de maio. O PEED tem como objetivo assegurar a manutenção do vínculo escolar e a continuidade do processo educativo diante da suspensão das aulas presenciais, pelo menos até o final de julho, em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Além dos materiais online, o projeto prevê a criação de uma reunião semanal entre professores e estudantes para tirar dúvidas e visitas domiciliares a alunos sem acesso à Internet oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Para os alunos do Ensino Fundamental, o EducaEsteio oferece materiais de apoio para responder às atividades escolares obrigatórias, realizadas desde 11 de maio, que são oportunizadas de duas maneiras diferentes. Quem tem acesso à Internet pode baixar os exercícios nos meios digitais disponibilizados pelas escolas e entregar as tarefas pela mesma plataforma. Quem não tem acesso à Internet deve buscar os conteúdos impressos na escola onde estuda. A cada semana, o aluno retira novas tarefas e entrega as que pegou na semana anterior. As atividades serão registradas no Educaweb.

 

A realização das tarefas serve para completar as 800 horas de aulas que os estudantes têm de cumprir de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os conteúdos foram definidos pelas equipes pedagógicas de cada escola e a Gestão de Ensino Fundamental da SME sugeriu o plano de trabalho.

 

No caso da Educação Infantil, a adesão às atividades em casa é facultativa. Além das propostas de trabalho online ou para retirada nas escolas, a SME fará a distribuição de livros e de materiais pedagógicos às famílias para uso com as crianças, personalizados de acordo com a idade.

 

Clique aqui para acessar o EducaEsteio