20200528 SMSMU AcaoGuardaMunicipal abre
Fotos: SMSMU/divulgação
Uma ação que contou com fuga e perseguição resultou na prisão em flagrantes de dois homens responsáveis pelo roubo de um veículo, modelo Nissan March, em Esteio. A ação, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (28), começou no Parque do Sabiá, quando os Guardas Municipais que faziam ronda no local suspeitaram do comportamento dos indivíduos que circulavam com o carro pelas ruas do bairro. Na tentativa de abordagem, o motorista fugiu e a viatura da GM iniciou a perseguição.


De acordo com o Secretário de Segurança do Município, Ronie Coimbra, os guardas acompanharam o veículo, que seguiu pela ERS 118, até o município de Cachoeirinha, quando conseguiram interceptar o veículo e abordar os suspeitos. “Nossos guardas tiveram uma percepção rápida e conseguiram efetuar a prisão em flagrantes dos dois suspeitos. O veículo havia sido roubado um pouco mais cedo em Esteio, nas proximidades de um supermercado, na Av. Luiz Pasteur”, explicou.


Coimbra informou ainda que os indivíduos foram identificados sendo, um deles, foragido do sistema prisional. Com os dois homens foi apreendido um simulacro de pistola. Tanto os homens, quanto o veículo furtado e o simulacro foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Gravataí, para registro de ocorrência e do auto de prisão em flagrante.

As ações de segurança pública em Esteio envolvem o trabalho conjunto entre as forças que atuam na cidade, como a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Desde o início da atual gestão, em 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre as instituições. Da parte da Prefeitura, a adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro de 2017, promoveu uma reestruturação da Guarda Municipal, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas.

As medidas ganharam reforço no início de 2019, após a ampliação em 30% do efetivo da Guarda esteiense, com o início da atuação dos 12 novos agentes que concluíram o curso de formação no final de 2018. Com isso, a corporação aumentou em 80% o número de rondas e locais averiguados nos três primeiros trimestres de 2019 em relação ao mesmo período de 2019, enquanto o número de boletins de atendimento cresceu 281%.

Outra importante medida para a atuação da Guarda Municipal foi a concessão, em agosto, do porte de arma em horário de serviço para 45 agentes da instituição. Para estarem habilitados, eles tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. As armas que os guardas municipais utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. São, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380.

gallery1 gallery1 gallery1