sanitizaA partir da próxima segunda-feira (25), usuários da Trensurb que passarem pela Estação Esteio terão a oportunidade de utilizar o processo de sanitização de roupas e assessórios que elimina microrganismos críticos à saúde, entre eles o novo coronavírus (COVID-19). A Estação de Sanitização será disponibilizada a partir das 14h para os cerca de 2,5 mil passageiros que todos dias passam pelo local.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, a empresa esteiense BioSeta e a Trensurb, sem custo algum para a Administração Municipal. A instalação será acompanhada pelo prefeito Leonardo Pascoal, pelo presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, pelo diretor de Operações da Trensurb, Luiz Eduardo Fidell, e pelo diretor da BioSeta, Bruno Osório dos Santos.

De acordo com Pascoal, essa é mais uma medida adotada pela Administração Municipal no sentido de proteger a população da COVID-19. “Boa parte da população de Esteio utiliza o Trensurb como meio de transporte e, com a estação, garantimos um pouco mais de segurança”, destaca o prefeito.

O equipamento foi idealizado pela Bioseta, que atua há mais de 30 anos na área de soluções de sustentabilidade e biossegurança e que, desde março faz a sanitização de espaços públicos de Esteio, como unidades de saúde, entorno de supermercados, farmácias e paradas de ônibus, também gratuitamente. De acordo com o diretor-executivo da empresa, Bruno Osório dos Santos, o desenvolvimento da estação de sanitização foi feito em dois meses, a exemplo dos modelos já utilizados fora do país. A Bioseta utiliza um sanitizante de origem natural, hipoalergênico, que não oferece risco à pele. O produto é à base de óleo de pinus, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse tipo de sanitização de roupas e acessórios. O equipamento ficará na área de acesso à plataforma, próximo às catracas, no sentido de quem deixa a estação. A previsão é de que a cabine permaneça no local durante 60 dias.


A Estação
O equipamento é feito de inox e policarbonato, materiais que não geram contaminação. Tem 2,55m de altura, 1,36m de largura e 1,53m de comprimento. O acionamento é automático, por meio de um sensor. A pessoa entra e, em 10 segundos, microaspersores produzem uma névoa muito fina para sanitização. Para cada acionamento, são utilizados 15ml de produto. Não é necessário retirar nenhum pertences para passagem pela Estação.