20200506 AdrianoRosadaRocha EntregaNovasViaturasGuardaMunicipal abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
A Guarda Municipal de Esteio (GME) recebeu, na tarde desta quarta-feira (6), três novas viaturas para uso em rondas e outras atividades da corporação. Um quarto veículo está sendo preparado e deve ser entregue nos próximos dias. Os carros foram locados a um custo anual de R$ 72 mil cada, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte, repasse aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

As chaves das viaturas foram entregues a agentes da GME pelo prefeito Leonardo Pascoal, pelo secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Ronie Coimbra, e pelo presidente do CMTT, Marcos Gilnei Pereira Viana, em solenidade realizada em frente ao Paço Municipal com observação das regras de distanciamento social para se evitar o novo coronavírus (COVID-19). “Esses veículos qualificarão ainda mais o trabalho dos guardas municipais, que tem uma aprovação muito grande por parte da comunidade, e que tem garantido, junto com outras forças de segurança, uma queda nos indicadores de violência em nosso Município nos últimos três anos”, afirmou Pascoal. “Agradecemos aos integrantes do CMTT pela aprovação do repasse. Tenham certeza que isso vai se converter em retorno para a comunidade. Continuem nos demandando para qualificarmos, cada vez mais, a segurança em Esteio”, finalizou o prefeito.

As viaturas, caminhonete modelo GM S-10 2.8 com 200 cavalos, a diesel, com câmbio automático e tração 4X4, são equipadas com giroflex, sirene, megafone e caçamba (cela) para o transporte de pessoas detidas. Com elas, a GM chega a oitava viatura para uso em diferentes operações, além de duas motocicletas e uma van. Ao todo, são 51 agentes. Outros quatro veículos, uma motocicleta e um caminhão HR são usados pela Fiscalização de Trânsito, outro órgão vinculado à SMSMU, com 18 servidores.


Aumento das rondas em 2019
Uma das Metas de Gestão da SMSMU para 2019 era ampliar em 30% o número de rondas realizadas pela Guarda Municipal. O objetivo foi mais que superado e, ao final do ano, a força de segurança esteiense registrou um aumento de 72,5% averiguações em relação a 2018. Ao todo, foram feitas 26.401 rondas entre janeiro e dezembro de 2019 contra 15.297 no mesmo período do ano anterior. O número de boletins de atendimento registrados mais que triplicou, passando de 682, em 2018, para 2.220 em 2019 (aumento de 225,5%).

A corporação iniciou 2019 com seu efetivo ampliado em 30%, um ponto importante para a ampliação das rondas ao longo do ano. Os agentes foram contratados via Concurso Público e aprovados no curso de formação realizado durante o segundo semestre de 2018. Para 2020, a ideia, registrada nas Metas de Gestão da SMSMU para o ano, é ampliar ainda mais o número de guardas, com a contratação de dez agentes.

No último ano, mais exatamente em 13 de novembro, a Guarda passou a contar com mais uma atribuição, a fiscalização de trânsito. Doze dias depois, 18 agentes iniciaram o curso de capacitação e Agentes da Autoridade de Trânsito, concluído em dezembro. Após a formação, eles foram habilitados, por Portaria do Executivo Municipal, a exercer a nova função e atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública.

Desde o início da atual gestão, em 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre a Administração Municipal e as forças de segurança que atuam na cidade, como a Polícia Civil e a Brigada Militar. A adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro de 2017, promoveu uma reestruturação da Guarda Municipal, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas.

Outra importante medida para a atuação da Guarda Municipal foi a concessão, em agosto, do porte de arma em horário de serviço para 45 agentes da instituição. Para estarem habilitados, eles tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. As armas que os guardas municipais utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. São, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1