20200429 AdrianoRosadaRocha DistribuicaoMascaras abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
O Decreto Municipal 6.584/2020, assinado pelo prefeito Leonardo Pascoal no dia 16 de abril, estabeleceu a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, descartável ou reutilizável, pelos esteienses que precisarem circular em espaços públicos ou estabelecimentos comerciais, bem como ao fazer o uso de transporte coletivo público ou privado como forma de evitar a propagação do novo coronavírus (COVID-19).

Para orientar a população quanto a esta medida e fiscalizar o cumprimento do decreto, agentes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito estão percorrendo as ruas de Esteio e entrando nos coletivos. Na tarde desta terça-feira (29), a ação se concentrou em frente à Rua Coberta e na parada em frente ao Monumento ao Expedicionário (Praça do Soldado), no Centro, e na Avenida do Carnaval, no Bairro Santo Inácio.

Pessoas que não tinham máscaras receberam o equipamento de proteção. Eles estão sendo doados por empresários e também adquiridos pela campanha #EsteiosUnidos #TodosDeMáscara, iniciativa de um grupo de empresários esteienses como forma de auxiliar na prevenção da disseminação do coronavírus na cidade. Trata-se de uma mobilização online de financiamento coletivo (a chamada “vaquinha” online), que tem como meta a arrecadação de R$ 60 mil para confecção de 30 mil máscaras. 

Interessados em colaborar com a campanha #EsteiosUnidos #TodosDeMáscara devem acessar a página da iniciativa no site Vakinha (http://vaka.me/992305), escolher um valor para doação, a partir de R$ 25, preencher o formulário e selecionar uma forma de pagamento. A contribuição pode ser realizada de forma anônima.


Como buscar tratamento para o coronavírus em Esteio?
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que o primeiro passo para pessoas com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19. Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa se dirija a uma UBS, que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa busque atendimento no Hospital São Camilo. Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.


Coronavírus (COVID-19)
Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)
E-mail:esteiocoronavirusinfo@gmail.com
Site especial da Secretaria Estadual da Saúde:saude.rs.gov.br/coronavirus
Mapa de casos em tempo real no Rio Grande do Sul:ti.saude.rs.gov.br/covid19/
Números de casos em Esteio e ocupação do Hospital São Camilo: acompanhe os dados pelo perfil da Prefeitura no Twitter  
Aplicativo Coronavírus - SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

Sintomas
Febre (acima de 37,8 ºC), acompanhada por tosse ou dor de garganta
Dificuldade para respirar
Dores no corpo

- Evite ir direto ao Hospital São Camilo. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723 ou 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus) 
- Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem
- As UBSs indicarão que a pessoa procure atendimento no Hospital São Camilo
Prevenção
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização
- Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo
- Evitar aglomerações
- Se puder, fique em casa. Saia somente para compra de medicamentos ou alimentos
- Recomenda-se o uso da máscara descartável sempre que precisar sair de casa
Clique aqui para mais informações


Rede de Solidariedade COVID-19
Parceria da Prefeitura Municipal, Lions Clube Esteio Centro e Exposição e Rotary Club de Esteio
Para doar: entrar em contato pelo telefone (51) 99719-9604 e combinar a entrega das doações
Para solicitar doações: ligar para o número (51) 99719-9604 (a entrega está sendo feita seguindo a ordem cronológica dos pedidos)

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1