RelatorioEscolaGestaoPublica 2019No ano passado, a Escola de Gestão Pública (EGP), veiculada à Secretaria Municipal da Administração (SMAD), ofereceu 11 cursos presenciais, realizados em 16 diferentes edições, voltados para os servidores municipais de Esteio, além de cursos online com entidades parceiras, chegando a mais de 770 funcionários públicos. As informações foram divulgadas no Relatório Anual da EGP, disponível no site da Prefeitura.

Ao todo, foram mais de 57,6 mil horas de atividades, valor que representa 71% acima da meta estabelecida para o ano, que era de 33,7 mil horas de capacitações. Foram treinamentos, palestras e outras ações que tinham como objetivo deixar o funcionário público ainda mais preparado para as tarefas do dia a dia.

Além disso, a EGP realizou o projeto Integração, que tem como objetivo acolher os novos colaboradores da Prefeitura (foram oito encontros com a presença de 98 servidores e estagiários) e editou o Manual de Integração, que visa facilitar o acesso às informações funcionais para os novos colaboradores, como direitos e deveres, estágio probatório, atestados e segurança no trabalho, entre outros.

A meta para 2020 é possibilitar 47,9 mil horas de qualificação, mas, em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), todos os eventos como cursos, palestras e treinamentos presenciais foram suspensos. Para seguir com o trabalho, a EGP está fazendo a divulgação entre os servidores de cursos EAD disponíveis nas plataformas de demais escolas de contas, tribunais de contas e escolas de governo de prefeituras e câmaras legislativas que são parceiras. Desta forma, e com atividades realizadas nas secretarias e no Hospital São Camilo, a Escola já oportunizou 4.226 horas em capacitações, sendo 3.372 horas presenciais e 854 horas ou a distância (EAD).

As formações da EGP fornecem certificado. Elas têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura. A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, fornecido pela própria Escola.


Desde 2018
A Escola de Gestão Pública (EGP) foi criada em 24 de agosto de 2018 através da Lei Municipal Nº 6.957/2018, destinada a planejar, organizar, executar e avaliar as atividades de programas para a formação, capacitação, treinamento e aprimoramento profissional dos servidores públicos municipais, visando à prestação de serviços de excelência ao cidadão e a um processo contínuo de modernização da Administração Pública Municipal.

Servidores do Poder Executivo Municipal podem atuar como Educador Interno nas atividades de docência pela Escola de Gestão Pública e receber Gratificação por Encargo de Curso de acordo com a sua titulação.

Além disso, a EGP tem convênio com diferentes entidades de ensino, o que oportuniza desconto para os servidores municipais na realização de cursos.


Objetivos
– Qualificar a Gestão Pública Municipal através do desenvolvimento de conhecimentos dos servidores municipais, necessários para o exercício das atribuições relativas aos seus cargos, funções e ao serviço público
– Promover a conquista de novos conhecimentos no âmbito da gestão pública e a permanente qualificação dos servidores da Prefeitura Municipal de Esteio com maior resolutividade às políticas públicas quanto aos aspectos técnicos e gerenciais
– Atuar com excelência na qualificação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos municipais

Missão
- Promover capacitações aos servidores públicos buscando o desenvolvimento e a qualificação em conformidade com a gestão pública e visando a excelência do serviço prestado aos munícipes
- Promover o desenvolvimento do capital intelectual e a gestão do conhecimento através do processo de aprendizagem contínua

Visão
Ser reconhecida pela excelência no serviço público através da qualificação na formação e desenvolvimento dos servidores da Prefeitura Municipal de Esteio.


Contato
Telefone – (51) 3433-8104
Email – egp.esteio@esteio.rs.gov.br