EducacaoFiscalRubem 2017

Com a suspensão das aulas na rede municipal de Educação, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), parceria das secretarias municipais da Fazenda (SMF) e da Educação (SME), passou a oferecer atividades à distância para os alunos. As atividades, disponibilizadas pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado e organizadas pelo Grupo de Educação Fiscal de Esteio, foram enviadas a todas professoras disseminadoras de Educação Fiscal, via memorando. Agora, o material pode ser enviado por e-mail para as famílias, pego na escola, de acordo com calendário específico de cada ano/turma, ou baixados nos links no final desta matéria.

Outros exercícios podem ser acessados ainda no álbum do perfil do PMEF no Facebook. Caso os educadores tenham alguma dúvida podem entrar em contato com a coordenadora do Educação Fiscal em Esteio, Cláudia Costa, pelo e-mail educacaofiscal@esteio.rs.gov.br ou pelo telefone 3433-8112.

O PMEF adotou o trabalho a distância em função da suspensão das atividades nas instituições de ensino do Município, como forma de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19). Vale lembrar que a partir de segunda-feira (11), a SME vai distribuir tarefas que deverão ser realizadas pelos alunos como uma das formas da recuperação de conteúdos didáticos. Os materiais poderão ser disponibilizados online ou buscados nas escolas, de acordo com organização de cada unidade escolar (dúvidas devem ser esclarecidas com a direção de cada escola). A SMS também criou um espaço com exercícios online para estudantes da Educação Infantil, Educação Básica e do Programa Horizontes (clique aqui para acessar), atividades que não servirão como forma de avaliação, nem como recuperação de horas-aula


Sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal
A realização das ações do Programa de Municipal de Educação Fiscal (PMEF) nas escolas municipais de Educação Infantil (EMEI) e de Educação Básica (EMEB) de Esteio abrangeu, diretamente, 443 estudantes em 2019. A iniciativa tem como objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma como o poder público usa os valores arrecadados. O PMEF tem como objetivos sensibilizar o cidadão quanto à função socioeconômica dos tributos e o compromisso social; proporcionar conhecimentos sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos; e evidenciar a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção de políticas públicas e a melhoria das condições de vida dos cidadãos.


Acompanhe nas redes sociais
Quem quiser acompanhar as ações da Educação Fiscal de Esteio pode acessar as redes sociais do Programa (veja abaixo), com notícias de interesse da comunidade Esteiense, como cursos a distância, seminários virtuais, concursos e ações realizadas, entre outros.

Cada atividade do PMEF garante pontos no Programa de Integração Tributária (PIT) da Secretaria Estadual da Fazenda, o que representa retorna de recursos para Esteio. Alunos e professores, com os trabalhos realizados, auxiliam a cidade, significativamente, pois além da aprendizagem junto aos temas do PMEF as atividades realizadas e comprovadas possibilitam mais verbas à cidade.


Conteúdos para tarefas em casa - maio

Educação Infantil
Anos Iniciais

Redes sociais
Facebook
Instagram
Blog