01BrasoPrefeituraA Prefeitura de Esteio recebeu da Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta quinta-feira (9) a confirmação do segundo caso positivo do novo coronavírus (Covid-19) no Município. Trata-se de uma mulher de 47 anos que atua como profissional na área da saúde, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, uma das unidades de referência no Estado para tratamento da Covid-19. Segundo a SES, a paciente está bem, em isolamento em casa. A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já está em contato para mapear os possíveis contatos e fazer a testagem dessas pessoas.

 

“O que precisamos, neste momento, é de muita tranquilidade e de reforço da importância das medidas de contingenciamento e circulação de pessoas, para que a gente possa superar esse momento com maior brevidade”, apontou o prefeito Leonardo Pascoal.

 

Desde o registro do primeiro caso no Brasil, a Prefeitura está tomando medidas de enfrentamento e prevenção ao coronavírus, com capacitação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital São Camilo, além de divulgação de informações para a população. No hospital, foram disponibilizados, ao total, 15 leitos para o tratamento da enfermidade. Destes, sete foram instalados em quatro contêineres montados no estacionamento da casa de saúde esteiense, totalizando uma área de 55m². Além dos leitos, o espaço conta com um posto de atendimento, onde ficam médicos, enfermeiros e insumos para o tratamento dos pacientes.

 

Para reduzir a circulação de pessoas que possam estar contaminadas nas áreas internas do hospital, uma barraca foi montada no acesso do São Camilo para a pré-triagem de pacientes. A estrutura, com mais de 31m², foi cedida pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (18º BIMtz).

 

Como buscar tratamento para o coronavírus em Esteio?

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o primeiro passo para pessoas com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19. Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa se dirija a uma UBS, que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa busque atendimento no Hospital São Camilo. Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.

 

Coronavírus (Covid-19)

Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)
E-mail: esteiocoronavirusinfo@gmail.com
Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus
Mapa de casos em tempo real no Rio Grande do Sul: ti.saude.rs.gov.br/covid19/
Aplicativo Coronavírus - SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

 
Sintomas

Febre (acima de 37,8 ºC), acompanhada por tosse ou dor de garganta

Dificuldade para respirar

Dores no corpo

- Evite ir direto ao Hospital São Camilo. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723 ou 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus) 
- Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem
- As UBSs indicarão que a pessoa procure atendimento no Hospital São Camilo

Prevenção
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização
- Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo
- Evitar aglomerações
- Se puder, fique em casa. Saia somente para compra de medicamentos ou alimentos
- A máscara descartável deve ser usada somente por pessoas com sintomas da doença

Clique aqui para mais informações

Rede de Solidariedade Covid-19
Parceria da Prefeitura Municipal, Lions Clube Esteio Centro e Exposição e Rotary Club de Esteio
Para doar: entrar em contato pelo telefone (51) 99719-9604 (Whatsapp habilitado) e combinar a entrega das doações
Para solicitar doações: preencher o formulário disponível neste link ou através do envio de mensagem via Whatsapp para o número (51) 99719-9604. Após o preenchimento, que é obrigatório, aguardar o contato da equipe.