20200407 VitoriaCosta VacinacaoIdososGripe 001
Foto: Vitória Costa
Nesta quarta-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe atingiu a marca de 9.890 idosos imunizados em Esteio, o que representa 100,13% da população de 9.877 habitantes do Município nesta faixa etária, conforme estimativa da Prefeitura. Eles foram imunizados a domicílio por agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma forma encontrada para evitar a circulação dos idosos pela cidade e possíveis aglomerações nas unidades básicas de saúde (UBS), fatores críticos de contágio com o novo coronavírus (Covid-19).

 

Também nesta quarta-feira foi registrado o fim das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para a cidade no início desta semana. Com isso, a vacinação foi suspensa até que o Governo Federal encaminhe um novo lote. A previsão é que isso ocorra na semana que vem. O Município estima que ainda receberá 600 doses para seguir a vacinação de pessoas de idade igual ou superior a 60 anos. Quando o novo lote chegar, a aplicação nos idosos continuará sendo a domicílio (vale lembrar que não há vacinas disponíveis nas UBSs).

 

A vacina não protege contra o novo coronavírus. No entanto, ela é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus e também evitar a hospitalização de pacientes com gripe, deixando os serviços de saúde livres para tratar dos casos de Covid-19.

 

Após a vacinação de idosos e profissionais da saúde, a segunda etapa da campanha, a partir de 16 de abril, vai imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir de 9 de maio, Dia D de Vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.