20200408 GabrielRodzinski ColetaMateriaisExames 008
Foto: Gabriel Rodzinski
Nesta quarta-feira (8), o Município de Esteio passou a contar com mais uma equipe de profissionais para coleta de amostras para exames de detecção do novo coronavírus (Covid-19) em pacientes considerados suspeitos de infecção pela doença. Esta ação, realizada pelo Centro Especializado em Citologia (CEC), está sendo possível graças a doação de empresários da cidade.

 

Um grupo de 17 empreendedores do Município se mobilizou e levantou o valor de R$ 53.440,00, com o objetivo de auxiliar nas medidas de enfrentamento do novo coronavírus em Esteio. Em comum acordo com a Administração Municipal, optou-se pela destinação dos recursos à contratação de serviços de análise laboratorial, permitindo ampliar a capacidade de testagem da cidade.

 

De acordo com Luciano Reis, coordenador do grupo que fez a doação, a iniciativa surgiu naturalmente, a partir do sentimento comum de querer ajudar. “Diante do quadro de pandemia que estamos vivendo, conseguimos mobilizar um grupo de amigos que queriam dar uma contribuição efetiva ao Município neste momento desafiador, ajudando nos esforços que vêm sendo feitos pelo Poder Público em relação a esta doença”, destaca.

 

Para o prefeito Leonardo Pascoal, trata-se de um gesto generoso e muito importante. “Esta doação, além de reafirmar o espírito solidário de nossos cidadãos, vem na hora certa e na direção certa, pois estamos envidando todos os esforços e recursos necessários para alcançarmos a possibilidade de testagem em larga escala”, pontua Pascoal.

 

O termo de doação prevê a realização de 335 testes de biologia molecular, tipo RT-PCR, com perspectiva de dez coletas por dia. As obrigações do CEC incluem, além da disponibilização de profissional capacitado e paramentado, o fornecimento do material de coleta Swab e a entrega do resultado do exame, por meio on-line, em até 48 horas após a coleta do material.

 

Além desta modalidade de análise, a Prefeitura de Esteio conta também com convênio com a Universidade Feevale e com o atendimento pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Nestes casos a coleta é feita por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ou do Hospital São Camilo, de acordo com o local onde esteja o paciente com quadro suspeito.

 

Como buscar tratamento para o coronavírus em Esteio?

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o primeiro passo para pessoas com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19. Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa se dirija a uma UBS, que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa busque atendimento no Hospital São Camilo. Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.

 

Coronavírus (Covid-19)

Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)
E-mail: esteiocoronavirusinfo@gmail.com
Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus
Mapa de casos em tempo real no Rio Grande do Sul: ti.saude.rs.gov.br/covid19/
Aplicativo Coronavírus - SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

 
Sintomas

Febre (acima de 37,8 ºC), acompanhada por tosse ou dor de garganta

Dificuldade para respirar

Dores no corpo

- Evite ir direto ao Hospital São Camilo. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723 ou 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus) 
- Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem
- As UBSs indicarão que a pessoa procure atendimento no Hospital São Camilo

Prevenção
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização
- Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo
- Evitar aglomerações
- Se puder, fique em casa. Saia somente para compra de medicamentos ou alimentos
- A máscara descartável deve ser usada somente por pessoas com sintomas da doença

Clique aqui para mais informações

Rede de Solidariedade Covid-19
Parceria da Prefeitura Municipal, Lions Clube Esteio Centro e Exposição e Rotary Club de Esteio
Para doar: entrar em contato pelo telefone (51) 99719-9604 (Whatsapp habilitado) e combinar a entrega das doações
Para solicitar doações: preencher o formulário disponível neste link ou através do envio de mensagem via Whatsapp para o número (51) 99719-9604. Após o preenchimento, que é obrigatório, aguardar o contato da equipe.