20200407 EduardoBarattoLeonardi DarvamiDoaMascarasSMS abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na tarde desta terça-feira (7), cerca de mil máscaras de tecido para proteção facial doadas pela Criações Darvami. Os itens, produzidos em dupla face utilizando algodão e TNT, serão distribuídos entre as equipes da secretaria, para auxiliar na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

 

A titular da SMS, Ana Boll, recebeu as máscaras da diretora da empresa, Vânia Vargas. “Pensamos em ajudar de alguma forma e chegamos a ideia de fazer as máscaras utilizando os tecidos que temos. A confecção teve a participação de sete pessoas, com todos os cuidados necessários relativos à higiene para a produção”, salientou Vânia.

 

Em nota divulgada na última quinta-feira (2), o Ministério da Saúde aponta que a máscara de tecido pode ser uma grande aliada no combate à propagação do coronavírus no Brasil, podendo até mesmo ser feita em casa. Para tanto, ela precisa ter pelo menos duas camadas de pano (dupla face) usando tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. Ela deve ser desenhada com as medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz, e bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

Outro cuidado importante é com a higienização da máscara, que não deve ser compartilhada. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano, que podem ser usadas por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária, deixando de molho por cerca de dez minutos (clique aqui para saber mais informações).

 

Na segunda-feira (6), a SMS havia recebido outra doação de materiais para suas equipes. Foram entregues 3 mil pares de luvas vinílicas, encaminhadas pela empresa Lambiase Indústria Metalúrgica.

 

Como buscar tratamento para o coronavírus em Esteio?

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o primeiro passo para pessoas com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19. Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa se dirija a uma UBS, que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa busque atendimento no Hospital São Camilo. Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.

 

Coronavírus (Covid-19)

Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)
E-mail: esteiocoronavirusinfo@gmail.com
Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus
Mapa de casos em tempo real no Rio Grande do Sul: ti.saude.rs.gov.br/covid19/
Aplicativo Coronavírus - SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

 
Sintomas
Febre
Tosse
Dificuldade para respirar

- Evite ir direto ao Hospital São Camilo. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723 ou 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus) 
- Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem
- As UBSs indicarão que a pessoa procure atendimento no Hospital São Camilo

Prevenção
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização
- Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo
- Evitar aglomerações
- Se puder, fique em casa. Saia somente para compra de medicamentos ou alimentos
- A máscara descartável deve ser usada somente por pessoas com sintomas da doença

Clique aqui para mais informações

Rede de Solidariedade Covid-19
Parceria da Prefeitura Municipal, Lions Clube Esteio Centro e Exposição e Rotary Club de Esteio
Para doar: entrar em contato pelo telefone (51) 99719-9604 (Whatsapp habilitado) e combinar a entrega das doações
Para solicitar doações: preencher o formulário disponível neste link ou através do envio de mensagem via Whatsapp para o número (51) 99719-9604. Após o preenchimento, que é obrigatório, aguardar o contato da equipe.

 

gallery1 gallery1 gallery1