01BrasoPrefeitura1


Esteio tem primeiro caso de Covid-19 (novo coronavírus) confirmado na cidade. Conforme informe epidemiológico divulgado neste domingo (5) pelo Laboratório Lacen, do Governo do Estado, trata-se de um homem de 79 anos, que está internado no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, desde o dia 31 de março. De acordo com o boletim médico, o paciente teve uma boa evolução do quadro respiratório e está sem o uso de oxigênio, mesmo tendo complicações pulmonares prévias (ele tem apenas 40% de capacidade do pulmão). O paciente tem previsão de alta para esta segunda-feira (6), sendo direcionado para isolamento domiciliar.

A equipe epidemiológica da Secretaria de Saúde de Esteio está em contato com os demais membros da família para visita, avaliação de sintomas e coleta de material para realização de exames. Conforme informações da própria família, o paciente não realizou viagem nacional ou internacional recentemente, mas mantinha contato com filhos que mantiveram a rotina de trabalho. Com isso, todos os integrantes da família serão submetidos à análise laboratorial.

Desde o registro do primeiro caso no Brasil, a Prefeitura está tomando medidas de enfrentamento e prevenção ao coronavírus, com capacitação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital São Camilo, além de divulgação de informações para a população. No hospital, foram disponibilizados leitos de isolamento na área interna para o tratamento da enfermidade e, ainda, outros sete, instalados em quatro contêineres montados em frente à casa de saúde esteiense.

Para reduzir a circulação de pessoas que possam estar contaminadas nas áreas internas do hospital, um espaço foi montado no acesso do São Camilo para a pré-triagem de pacientes. No local, profissionais da saúde atendem às pessoas que procuraram a instituição com sintomas como coriza, febre, tosse e dificuldade para respirar. Quando identificado possível caso da doença, os pacientes são encaminhados para atendimento exclusivo para coronavírus. Se a necessidade for outro serviço de urgência, o paciente será encaminhado para o respectivo atendimento.