20200402 VitoriaCosta VigilanciaSanitariaSupermecados Abre
Foto: Vitória Costa
Agentes da Vigilância Sanitária, departamento ligado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão realizando visitas de orientação em supermercados de Esteio. A ação, inciada na manhã desta quinta-feira (2), tem como objetivo orientar e esclarecer possíveis dúvidas, de gerentes e de funcionários, sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Seis estabelecimentos já receberam as recomendações, enquanto outros 10 ainda serão visitados até esta sexta-feira (3).

A recomendação é que os estabelecimentos disponibilizem um local para que haja a lavagem das mãos, com água e sabão, tanto para clientes como para colaboradores. A frequência da higienização, principalmente dos caixas, deva ser ampliada. Caso não seja possível, a ação pode ser substituída pelo uso do álcool em gel 70%.

Para garantir a segurança de todos é necessário que as áreas de uso comum sejam limpas regularmente e que as pessoas sejam orientadas a manter um distanciamento de no mínimo um metro entre si. Além disso, é recomendável que os funcionários com sintomas de gripe, idosos ou doentes crônicos fiquem em casa, seguindo as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Como buscar tratamento para o coronavírus em Esteio?

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o primeiro passo para pessoas com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19.
Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa se dirija a uma UBS, que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa busque atendimento no Hospital São Camilo.
Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, até esta quinta-feira (2) Esteio não teve casos de Covid-19 confirmados. No Rio Grande do Sul, 334 pacientes testaram positivo para a doença.

Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)
E-mail: esteiocoronavirusinfo@gmail.com
Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus
Mapa de casos em tempo real no Rio Grande do Sul: ti.saude.rs.gov.br/covid19/
Aplicativo Coronavírus - SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

 
Sintomas
Febre
Tosse
Dificuldade para respirar

- Evite ir direto ao Hospital São Camilo. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723 ou 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus) 
- Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem
- As UBSs indicarão que a pessoa procure atendimento no Hospital São Camilo

Prevenção
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização
- Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo
- Evitar aglomerações
- Se puder, fique em casa. Saia somente para compra de medicamentos ou alimentos
- A máscara descartável deve ser usada somente por pessoas com sintomas da doença

Clique aqui para mais informações

Rede de Solidariedade Covid-19
Parceria da Prefeitura Municipal, Lions Clube Esteio Centro e Exposição e Rotary Club de Esteio
Para doar: entrar em contato pelo telefone (51) 99719-9604 (Whatsapp habilitado) e combinar a entrega das doações
Para solicitar doações: preencher o formulário disponível neste link ou através do envio de mensagem via Whatsapp para o número (51) 99719-9604. Após o preenchimento, que é obrigatório, aguardar o contato da equipe.

Texto:Vitória Costa

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1