20200325 VitoriaCosta Terceirodiadevacinacaoidosos Abre
Fotos: Vitória Costa
Nesta quarta-feira (25), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio que estão aplicando a vacina contra a gripe nas casas de idosos da cidade passaram pelos bairros São José, Liberdade e em uma parte do Olímpica. Esse foi o terceiro dia da atividade, iniciada na última segunda-feira (23), e que já passou pelas regiões do Novo Esteio, Pedreira, Tamandaré, Três Portos, Vila Osório, Centro e São Sebastião. Nesta quinta-feira (26), será a vez do restante do Bairro Olímpica e o Parque Amador. Até agora, já foram aplicadas 4.927 doses da imunização, abrangendo, com isso, o equivalente a 50% do total da população maior de 60 anos no Município.

 

Neste primeiro momento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é direcionada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e profissionais da saúde. A Prefeitura tomou a decisão de vacinar os idosos em casa para evitar a circulação de idosos pela cidade e possíveis aglomerações nas unidades básicas de saúde. A iniciativa terá sequência até sábado (28), das 8h às 12h e das 13h às 17h, seguindo um cronograma estabelecido (veja abaixo).

 

A SMS solicita que os idosos permaneçam em casa, especialmente no dia agendado para a vacinação em sua comunidade, e coloquem um pano branco em seu portão para que os profissionais de saúde identifiquem que há necessidade de vacinação naquela residência. Moradores de condomínios devem ficar atentos à movimentação dos agentes de saúde. Além disso, os síndicos estão sendo procurados para indicar quais apartamentos possuem moradores idosos.

 

Durante o período, um carro de som passará em cada um dos bairros, anunciando a visitação das equipes de saúde (todos devidamente identificados). A secretaria pede a consideração da comunidade pois, apesar de todos os esforços da equipe, talvez nem todas as ruas possam ser percorridas. Quem não receber a imunização nesta primeira semana deverá procurar uma UBS a partir de segunda-feira (30), buscando, sempre, evitar aglomeração. Em relação ao número de vacinas, a SMS tinha um contingente inicial de 2 mil doses e já recebeu mais 5 mil.

 

Nesta primeira semana da campanha, a vacina também será aplicada em profissionais da área da saúde. A etapa seguinte será no dia 16 de abril com o objetivo de imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

 

A partir de 9 de maio, Dia D de Vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

 

Serão cerca de 75 milhões de doses aplicadas em todo o Brasil. A imunização não protege contra o Covid-19, mas é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus e também evitar a hospitalização de pacientes com gripe, deixando as unidades de saúde livres para tratar dos casos de Covid-19.

 

Roteiro para vacinação de idosos – a partir de 60 anos

Quinta-feira (26) - Olímpica (parte acima da Rua São Francisco) e Parque Amador

Sexta-feira (27) - Santo Inácio e Jardim Planalto

Sábado (28) - Primavera e Três Marias

 

Coronavírus (Covid-19)

Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones:3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 – informações sobre o coronavírus)

E-mail: esteiocoronavirusinfo@gmail.com

Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus

Aplicativo Coronavírus – SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

 

Clique aqui para mais informações

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1