20200324 GabrielRodzinski CarretaCovid19 abre
Fotos: Gabriel Rodzinski
A Prefeitura de Esteio anunciou, nesta terça-feira (24), a montagem de uma estrutura temporária para acolhimento a pessoas em situação de rua junto à Casa da Solidariedade (Rua Machado Lopes, 58). O espaço, uma carreta adaptada, servirá para fornecer a eles alimentação, higienização, local para dormir e cuidados de saúde durante o período de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19). Além disso, as pessoas atendidas no local poderão escolher roupas na Loja Social Fixa, que reúne as doações feitas durante a Campanha do Agasalho. 

 

Inicialmente, serão oferecidas 30 vagas no local. “Essa medida tem como objetivo tornar as pessoas em situação de rua menos vulneráveis a essa situação do coronavírus, assim como evitar que eles se tornem vetores de transmissão para outras pessoas”, explicou o prefeito Leonardo Pascoal. Os equipamentos e o atendimento foram viabilizados graças a parcerias com empresas como 360 Graus e A Solução, a ONG Eis-me Aqui e Dudu da Carreta. 

 

A ideia é que o espaço seja disponibilizado para o uso já nesta quarta-feira (25), à noite, quando será oferecida uma janta aos acolhidos. As equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) já estão conversando com os moradores nesta condição e avisando sobre o serviço. A população também pode ajudar, alertando sobre o projeto e contribuindo no convencimento das pessoas em situação de rua a irem até a estrutura, que fica na Rua Machado Lopes, 58. 

 

Outras 15 pessoas estão acolhidas na República Juntos Esteio, um dos equipamentos da SMCTE para atendimento a pessoas em situação de rua. Ali, elas estão abrigadas, reduzindo o risco de contágio com o coronavírus. O prédio é equipado com três banheiros para os usuários e um para a equipe técnica, uma cozinha e quatro quartos.

 

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde desta terça-feira (24), Esteio não tem casos de Covid-19 confirmados. No Rio Grande do Sul, são 112 pacientes com a doença.

 

Coronavírus (Covid-19)

Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)

E-mail: esteiocoronavirusinfo@gmail.com 

Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus

Aplicativo Coronavírus - SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

 

Sintomas

- Febre

- Tosse

- Dificuldade para respirar

 

Formas de prevenção

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização

- Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo

- Evitar aglomerações

- Se puder, fique em casa. Saia somente para compra de medicamentos ou alimentos

- A máscara descartável deve ser usada somente por pessoas com sintomas da doença

 

Clique aqui para mais informações

 

gallery1