20200323 VitoriaCosta VacinacaoIdosos Abre
Fotos: Vitória Costa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Esteio deu início, nesta segunda-feira (23), à campanha de vacinação contra a gripe. Público do primeiro grupo a ser imunizado, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos estão sendo vacinadas em casa em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). As equipes iniciaram a ação no Novo Esteio, Pedreira, Tamandaré, Três Portos e Vila Osório, com o objetivo de imunizar o publico considerado mais sensível às decorrências do vírus. A vacinação nas residências evita a circulação dos idosos até as unidades básicas de saúde (UBSs). A vacinação ocorrerá durante toda a semana, em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h, seguindo o cronograma estabelecido para os demais bairros (veja abaixo).

Moradora do Bairro Novo Esteio há 20 anos, Rosa Aparecida dos Santos Correa, 72 anos, correu para rua quando ouviu as agentes de saúde chamando. Para ela, todo o cuidado é pouco com a saúde. “Eu coloquei o pano branco como foi pedido, mas, mesmo assim, fiquei atenta para quando chamassem. Estamos em uma idade que devemos prevenir para não precisar ter que remediar. Não há muito o que fazer, a não ser seguir as orientações que passam para gente”, afirmou a aposentada.

As equipes percorrerão todos os bairros de Esteio até sábado (28). A SMS solicita que os idosos permaneçam em casa, especialmente no dia agendado para a vacinação em sua comunidade, e coloquem um pano branco em seu portão para que os profissionais de saúde identifiquem que há necessidade de vacinação naquela residência. Moradores de condomínios devem ficar atentos à movimentação dos agentes de saúde. Além disso, os síndicos estão sendo procurados para indicar quais apartamentos possuem moradores idosos.

Durante o período, um carro de som passará em cada um dos bairros, anunciando a visitação das equipes de saúde (todos devidamente identificados). Quem não receber a imunização nesta primeira semana deverá procurar uma UBS a partir do dia 30 de março, buscando, sempre, evitar aglomeração.

Nesta primeira semana da campanha, a vacina também será aplicada em profissionais da área da saúde. A etapa seguinte será no dia 16 de abril com o objetivo de imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A partir de 9 de maio, Dia D de Vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Serão cerca de 75 milhões de doses aplicadas em todo o Brasil. A imunização não protege contra o Covid-19, mas é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus e também evitar a hospitalização de pacientes com gripe, deixando as unidades de saúde livres para tratar dos casos de Covid-19.


Roteiro para vacinação de idosos – a partir de 60 anos

Segunda-feira (23) - Novo Esteio, Pedreira, Tamandaré, Três Portos e Vila Osório

Terça-feira (24) - Centro e São Sebastião

Quarta-feira (25) - São José, Liberdade, Olímpica (parte abaixo da Rua São Francisco)

Quinta-feira (26) - Olímpica (parte acima da Rua São Francisco) e Parque Amador

Sexta-feira (27) - Santo Inácio e Jardim Planalto

Sábado (28) - Primavera e Três Marias

Coronavírus (Covid-19)

Dúvidas e comunicação de suspeitas

Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 – informações sobre o coronavírus)

E-mail:esteiocoronavirusinfo@gmail.com

Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus

Aplicativo Coronavírus – SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1