20200320 VitoriaCosta Drenagem abre
Fotos: Vitória Costa
A Prefeitura de Esteio iniciou, nesta sexta-feira (20), a instalação de novos canos de drenagem pluvial na Rua Pelotas, no Bairro São Sebastião. Funcionários da Capinames, empresa contratada via licitação para a prestação de serviços no Município, trabalharam na colocação dos tubos a partir da esquina com a Rua John Kennedy. A nova rede terá 120m de extensão e atravessará sob a Rua Dom Pedro.

Também nesta sexta-feira, na Rua Salgado Filho, próximo à Rua Capitão Armando Bier, a equipe própria da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) fez a recuperação de uma broca.

Em 2019, seguindo as orientações do Plano Diretor de Drenagem Urbana, foram construídos 6.450 m de novas redes pluviais e reformados outros 1.540 m, totalizando quase 8 mil metros de melhorias em tubulações para escoamento da água das chuvas. Este número foi conseguido com as ações pontuais realizadas pela SMOSU e, principalmente, pelas intervenções do programa Renova Esteio Drenagem. Maior programa de microdrenagem da história de Esteio, com mais de R$ 8 milhões em investimentos, tem como objetivo promover melhorias no sistema de escoamento em 19 ruas e avenidas da cidade, em uma extensão de mais de 5,7 mil metros.

A instalação de novas tubulações e os cuidados com as já existentes são parte do trabalho da Prefeitura de prevenção e combate a alagamentos. Outra medida para manter os canos desobstruídos, facilitando a vazão, é a realização de hidrojato e limpeza de bocas de lobo. No ano passado, em torno de 33 mil metros de redes pluviais foram hidrojateadas, assim como cerca de 4,8 mil bocas de lobo foram limpas.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1