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Foto: Jean Monteiro
O projeto “Fiscale - um facilitador na gestão municipal” garantiu à Ouvidoria da Prefeitura de Esteio a 1ª colocação na categoria “Tecnologia na Ouvidoria” do 3º Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias. O objetivo do prêmio é estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, de todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos.

 

A organização do concurso avaliou as práticas por critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação. As iniciativas vencedoras foram as que atingiram a maior pontuação final, constituída pela soma das notas em cada critério de julgamento, nas respectivas categorias (Desenvolvimento de capacidade institucional; Promoção da simplificação e desburocratização; Fomento à participação e ao controle social; e Tecnologia na Ouvidoria). A entrega do prêmio está agendada para o Seminário Regional de Ouvidoria - Norte, dias 6 a 8 de maio, em Manaus (AM).

 

Sobre o Fiscale.vc

Implementado em abril de 2018, aplicativo para smartphones Fiscale.vc, sistema para apresentar solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões à Ouvidoria da Prefeitura Municipal, ultrapassou a marca de 20 mil protocolos registrados em fevereiro deste ano. Até a quarta-feira (4), foram abertos 20.710 pedidos, dos quais 16.413 constam como já realizados, um percentual de 83,66%.

 

Entre as solicitações mais registradas estão a verificação de lâmpadas apagadas (25,58%), reclamações em geral (7,44%) e castração de animais (6,5%). A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos é a mais requisitada, com 50,55% das solicitações, seguida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (25,84%) e pela Secretaria Municipal da Saúde (6,1%). Os bairros com mais protocolos são Centro (19,27%), Santo Inácio (9,4%) e Novo Esteio (8,84%).

 

Gerenciado pela Secretaria Municipal da Administração (SMAD), o Fiscale, em geral, serve para acompanhar e administrar com mais eficácia as solicitações da comunidade e facilitar a participação por meio digital. Além disso, a ferramenta qualifica o atendimento e permite o envio de fotos, arquivos e áudios para complementar as informações das demandas, assim como possibilita ao gestor público fazer o agendamento da execução dos pedidos no próprio aplicativo, reduzindo o tempo para atendimento às solicitações e viabilizando um retorno mais ágil aos cidadãos, bem como mais resolutividade.

 

O Fiscale está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos para dispositivos que operam com os sistemas Android (Google Play) e iOS (App Store). A abertura de protocolos junto à Ouvidoria também pode ser feita pelo telefone 0800-541-0400, de segunda a sexta-feira, 8h às 11h30min e das 12hmin às 18h, ou pessoalmente no setor, no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.