20200304 AdrianoRosadaRocha TransporteEscolarLicenciado abre
Foto: Adriano Rosa da Rocha
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) de Esteio realiza, trimestralmente, a vistoria dos veículos que prestam serviços de transporte escolar no Município. A medida adotada com base na Lei Municipal 1221/84, que proíbe que este tipo de serviço seja realizado por veículos não licenciados pelo poder público, tem como objetivo a redução do fluxo de transportes irregulares e a segurança dos alunos.

Atualmente, a SMSMU possuí uma lista, disponível nas escolas, de 25 veículos licenciados para a realização do transporte escolar dos estudantes esteienses. Todos passaram por uma análise das condições fiscais e da padronização visual dos veículos. Dentre os itens vistoriados estão, cintos de segurança, tacógrafo, placas, faróis, piscas, luz de freio, espelhos e pneus, bem como a validade dos documentos do condutor e do veículo. Além disso, a inspeção mecânica e elétrica do coletivo é realizada semestralmente por órgãos licenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além de colocar em risco os passageiros, trafegar sem portar licença para condução escolar é crime. A infração, considerada gravíssima, prevê a remoção do veículo, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação do condutor e multa de R$1467,35. Qualquer informação a respeito de trasportes irregulares em Esteio, podem ser notificados através da Ouvidoria, pelo telefone 0800-541-0400 e pelo aplicativo Fiscale.vc (disponível para baixar na App Store, para dispositivos da Apple, e na Google Play, no caso de aparelhos com sistema Android)

Lista de autorizados do transporte escolar no municipio de Esteio 2020 

Texto: Vitória Costa