20190301 AdrianoRosadaRocha TrocaLampadas 001
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Há um mês de completar dois anos de operação em Esteio, o aplicativo para smartphones Fiscale.vc, sistema para apresentar solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões à Ouvidoria da Prefeitura Municipal, ultrapassou a marca de 20 mil protocolos registrados. Até esta quarta-feira (4), foram abertos 20.710 pedidos, dos quais 16.413 constam como já realizados, um percentual de 83,66%.

 

Entre as solicitações mais registradas estão a verificação de lâmpadas apagadas (25,58%), reclamações em geral (7,44%) e castração de animais (6,5%). A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos é a mais requisitada, com 50,55% das solicitações, seguida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (25,84%) e pela Secretaria Municipal da Saúde (6,1%). Os bairros com mais protocolos são Centro (19,27%), Santo Inácio (9,4%) e Novo Esteio (8,84%).

 

Gerenciado pela Secretaria Municipal da Administração (SMAD), o Fiscale, em geral, serve para acompanhar e administrar com mais eficácia as solicitações da comunidade e facilitar a participação por meio digital. Além disso, a ferramenta qualifica o atendimento e permite o envio de fotos, arquivos e áudios para complementar as informações das demandas, assim como possibilita ao gestor público fazer o agendamento da execução dos pedidos no próprio aplicativo, reduzindo o tempo para atendimento às solicitações e viabilizando um retorno mais ágil aos cidadãos, bem como mais resolutividade.

 

O Fiscale está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos para dispositivos que operam com os sistemas Android (Google Play) e iOS (App Store).

 

Como entrar em contato com a Prefeitura

Fiscale.vc: Baixe o aplicativo no smartphone. Ele está disponível tanto na App Store, para dispositivos da Apple, quanto na Google Play, no caso de aparelhos com sistema Android. Depois, basta fazer o cadastro e encaminhar as solicitações. Se desejar, podem ser anexadas fotos. É possível encaminhar demandas a qualquer dia e horário.

Telefone da Ouvidoria: Ligue para o telefone 0800-541-0400, de segunda a sexta-feira, 8h às 11h30min e das 12hmin às 18h.

Atendimento pessoal na Ouvidoria: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h, no setor de Protocolo Geral da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)

Gabinete Aberto: Atendimento direto, sem agendamento prévio, pelo prefeito Leonardo Pascoal ou pelo vice-prefeito Jaime da Rosa, todas as segundas-feiras (exceto feriados), na Prefeitura

Prefeitura na Rua: Prefeito, vice-prefeito e representantes das secretarias ouvem a população em uma estrutura montada nos bairros e da cidade.

 

10 demandas mais solicitadas pelo aplicativo Fiscale.vc

Lâmpada apagada - 25,58%
Reclamações em geral - 7,44%
Castração de animais - 6,5%
Atendimento médico-veterinário a animais - 5,4%
Buraco na calçada - 5,05%
Buracos na via - 4,4%
Denúncias em geral - 4,4%
Maus tratos a animais - 3,2%
Lixo/Entulho em calçada/terreno - 3%
Informações em geral - 2,53%