20200217 AdrianoRosadaRocha LimpezaArroioNovoEsteio abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) deram sequência, nesta segunda-feira (17), à limpeza de canais às margens da BR-448, realizada, também, durante o final de semana. Com a medida, são retirados excessos de vegetação que cresceram nas beiradas dos córregos, assim como lixo e outros materiais acumulados.

 

A limpeza evita que as plantas terminem caindo dentro do curso d'água, o que poderia entupir a tubulação existente e atrapalhar a vazão em caso de chuvas mais fortes. A iniciativa faz parte das ações do Programa Permanente de Manutenção Preventiva da Prefeitura, que busca garantir a segurança da população contra possíveis enchentes e alagamentos na cidade.

 

Seguindo o Plano Diretor de Manejo das Águas Pluviais, também chamado como Plano Diretor de Drenagem, a SMOSU realizou, em 2019, o desassoreamento de arroios e canais numa extensão de 7,35 km, retirando 800 m³ de areia. Além disso, mais de 33 km de redes pluviais tiveram intervenção do hidrojato e cerca de 4,8 mil bocas de lobo passaram por manutenção e desobstrução na cidade.

gallery1 gallery1