20200212 EduardoBarattoLeonardi InauguracaoEMEIFlorescer abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
O primeiro dia do ano letivo de 2020 da Educação Infantil em Esteio, nesta quarta-feira (12), foi, também, o primeiro dia de atividades na nova escola municipal de Educação Infantil (EMEI) do Município, a Florescer, no Parque Primavera. A inauguração da estrutura foi realizada no fim da tarde, em um ato realizado na própria instituição, com a presença do prefeito e secretário municipal de Educação interino, Leonardo Pascoal, do secretário estadual da Educação, Faisal Karam, de secretários municipais e da comunidade escolar.

 

A nova escola funciona em um prédio que integra o complexo da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Sirley Vargas Ferraz (Caic), mas os acessos serão separados. Entre a apresentação do projeto da nova escola à comunidade e a entrega da obra, passaram-se exatos três meses. Pascoal fez uma fala em agradecimento a todos os que colaboraram com o projeto. “Muita gente que passou por aqui e viu o prédio antes do início da reforma pensou que não conseguiríamos entregar a tempo. Mas graças ao trabalho da nossa equipe, hoje as crianças já tiveram atividades e iniciaram sua trajetória para se constituir como cidadãos no futuro”, comentou.

 

A área ocupada pela EMEI Florescer estava sem uso. Como o Caic é administrado pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Esteio precisou entrar em contato com a Secretaria Estadual da Educação para poder transformar o espaço em escola de Educação Infantil, movimento salientado pelo titular da pasta, Faisal Karam. “Esta iniciativa demonstra a preocupação da Administração Municipal com o acesso ao ensino e em dar oportunidades de futuro a mais crianças. Os pais vão trazer seus filhos para cá com o sonho de vê-los crescer, o que é uma grande responsabilidade para os educadores. Mas cabe frisar que a obrigação de ensinar é da escola, aqui os alunos vão receber os conteúdos, enquanto a de educar é da família, uma vez que os valores vêm de casa”, apontou Karam.

 

A instituição de ensino terá seis salas de aula, uma sala de atividades múltiplas, banheiros adultos e infantis, playground, cozinha e refeitório. Oitava escola da rede própria da SME direcionada à Educação Infantil, a Florescer terá turmas para crianças de quatro e cinco anos, com capacidade para atender até 240 alunos. O local foi reformado, com melhorias em pisos, forros, pintura e redes elétrica e hidráulica, e adequado para a sua nova finalidade, com remodelação de espaços e aquisição de mobiliário e equipamentos para servir a alunos, professores e funcionários, em um investimento de R$ 410 mil.

 

Com a inauguração, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Lygia, também no bairro, passará a atender exclusivamente crianças do Ensino Fundamental. Já a a EMEI Vivendo a Infância, ao lado da Florescer, ficará com as turmas para crianças de zero a três anos.

 

Aldaiza Fabiana Cabral do Nascimento foi designada como primeira diretora da escola. “Estou muito feliz em poder ocupar este cargo neste momento especial de início de trabalhos. Vamos fazer um ótimo trabalho, para que esta escola floresça e desenvolva um trabalho que seja referência”, afirmou.

 

A inauguração também contou com a presença do vice-prefeito Jaime da Rosa, de secretários municipais, do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Couto, acompanhado pelos colegas Euclides Castro, Fernanda Fernandes, Luiz Duarte, Rute Viegas e Sandro Severo, e do presidente do Conselho Municipal de Educação, Cláudio Dusik. A Orquestra Municipal de Esteio fez uma apresentação na abertura do evento.

 

Durante a solenidade, Pascoal entregou um reconhecimento a pessoas consideradas “madrinhas da EMEI Florescer”, pela participação no processo de abertura da escola. Receberam a homenagem a coordenadora da 27ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Sônia Rosa, a diretora da escola Caic, Andrea Favero, e a diretora da EMEB Maria Lygia, Claudia Mantay.

 

O prefeito anunciou, ainda, que três escolas serão entregues à comunidade na próxima semana, começando pela Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira, na quarta-feira (19), às 19h (Rua Dom Pedro, nº 73, Centro - junto ao prédio da Escola Técnica Unipacs). No dia seguinte, às 10h30min, acontece a reinauguração da EMEB Tomé de Souza (Rua Parobé, 214), uma das duas instituições cuja gestão passou do Governo do Estado para a Prefeitura no início deste ano. A outra, a EMEB Ezequiel Nunes Filho (Rua Ezequiel Nunes Filho, 181), será reinaugurada no dia 21, às 13h.

 

Para maio, está prevista a entrega da EMEI Parque do Sabiá, no loteamento de mesmo nome, no Bairro Três Marias, cuja reforma está em andamento. Com isso, a rede da Secretaria Municipal de Educação chegará a 30 escolas municipais de Educação Infantil e Educação Básica neste ano, contra 23 do início de 2017.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1