20200212 AdrianoRosadaRocha VoltaAulasEMEIs abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Nesta quarta-feira (12), as escolas municipais de Educação Infantil (EMEI) voltaram a ficar mais alegres e movimentadas com o início do ano letivo. A data foi marcada pela ansiedade de pais e crianças pelo primeiro dia de aula, ainda mais quando este é, também, o primeiro dia da escola. É o caso da EMEI Florescer, nova instituição de ensino municipal localizada no Parque Primavera, que abriu suas portas nesta quarta. Até a terça-feira (18), ela funcionará em horário de adaptação, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Deivid, cinco anos, é um dos alunos da escola. A mãe dele, Thassia Ortiz, 36 anos, conta que o pequeno estava animado para ver o lugar onde vai aprender muitas lições ao longo do ano. "Ele está bastante animado, gostou bastante da escola nova e quer fazer novos amigos", conta.

Na educação infantil a criança tem sua primeira experiência em sociedade fora do âmbito familiar, o que contribui para seu desenvolvimento. Roberta Dias Feijó, 41 anos, conta que o filho Ícaro, de nove meses, evoluiu desde que começou a frequentar a EMEI Denise Finger Bortolini. "Tenho certeza que ele se desenvolveu muito mais frequentando a escola do que se ficasse em casa. Ele adora aqui, faz muito bem para ele", conta Roberta, professora de ensino fundamental.

Como os dias iniciais são de adaptação das crianças, alguns pais e mães ficam nas escolas enquanto os filhos estão conhecendo a nova rotina, aprendendo e se divertindo em sala de aula. Jéssica Novaes de Oliveira, 28, tem duas filhas matriculadas da EMEI Pedacinho do Céu: Helena, de três anos, e Eva, de sete meses. Jéssica conta que tem ótimas referencias da escola, visto que sua filha mais velha, de 13 anos, quando pequena também frequentou a instituição. "Aqui é perfeito. Sempre fui muito bem acolhida. Quando Eva entrou, ela ainda mamava no peito, e a escola nos recebeu muito bem, atendendo nossas necessidades", conta.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação (SME), Roseane Sochacki, a primeira semana de atividades nas escolas que atendem a Educação Infantil será de inserção e de adaptação. Na quarta (12), as aulas serão das 8h às 10h e das 13h às 15h; quinta (13), das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30; e sexta-feira (14), das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já na próxima semana, na segunda-feira (17), serão das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na terça-feira (18), das 8h às 13h e das 13h às 18h. A partir da quarta-feira (19), as aulas ocorrem no horário regular.

Nas escolas municipais de Educação Básica (EMEB), as aulas serão retomadas na quarta-feira (19).


EMEI Florescer será inaugurada nesta quarta-feira

O ato de entrega das obras da EMEI Florescer será realizado às 18h, na própria instituição (Rua Orestes Pianta, ao lado da EMEI Vivendo a Infância). A escola iniciará suas atividades com 112 crianças de quatro e cinco anos já matriculadas, mas a estrutura tem capacidade para atender até 240 alunos, em dois turnos.

A instituição de ensino terá seis salas de aula, uma sala de atividades múltiplas, banheiros adultos e infantis, playground, cozinha e refeitório. Ela funcionará em um prédio que integra o complexo da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Sirley Vargas Ferraz (Caic), mas os acessos serão separados. O local foi reformado, com melhorias em pisos, forros, pintura e redes elétrica e hidráulica, e adequado para a sua nova finalidade, com remodelação de espaços para servir a alunos, professores e funcionários. A Prefeitura investiu R$ 410 mil nas ações, entre obra e aquisição de móveis.

Com a inauguração, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Lygia, também no bairro, passará a atender exclusivamente crianças do Ensino Fundamental. Já a a EMEI Vivendo a Infância, ao lado da Florescer, ficará com as turmas para crianças de zero a três anos.

A rede da Secretaria Municipal de Educação chegará a 30 escolas municipais de Educação Infantil e Educação Básica neste ano, contra 23 do início de 2017. Foram acrescentadas as EMEIs Sonho Mágico, em 2018, e Denise Bortolini, inaugurada em maio do ano passado, as EMEBs Ezequiel Nunes Filho e Tomé de Souza, cujas gestões passaram do Governo do Estado para a Prefeitura no início deste ano, a Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira, também com início das atividades neste ano letivo, e, em maio, está prevista a entrega da EMEI Parque do Sabiá, no loteamento de mesmo nome, no Bairro Três Marias.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1