20200130 DjalmaCorreaPacheco PrefeitoViceVistoriamInstalacaoLampadasLedTresPortos abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
 Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) iniciou nesta quinta-feira (30) a instalação de nova iluminação em ruas do Bairro Três Portos. As atuais lâmpadas de vapor de sódio e de vapor metálico estão sendo substituídas por luminárias de led, que consomem menos energia elétrica e tem durabilidade bem maior. O prefeito Leonardo Pascoal, o vice-prefeito Jaime da Rosa e os titulares da SMOSU, Flávio Ouriques, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Luciano de Araújo, além de outros representantes das duas pastas, acompanharam parte do trabalho.

A primeira rua a receber os novos equipamentos foi a Otelo Rosa. Para dar maior agilidade às trocas, técnicos da SMOSU estão substituindo também as hastes, que serão reformadas na sede da Secretaria e reutilizadas em outros pontos da cidade. Depois da Otelo, a substituição será realizada em todas as ruas do Três Portos/Vila Osório, no viaduto da Rua Salgado Filho e na BR-116 entre a Votorantim Cimentos e o limite com Sapucaia do Sul. Ao todo, serão 116 unidades com potência luminária de 75w e 80W, que substituem as de vapor metálico de 150w, e outras 135 unidades de 120w, substitutas das atuais de vapor de sódio de 250w. Depois, o projeto será levado a outros bairros da cidade.

De acordo com a SMDUH, responsável pelo projeto, as lâmpadas de led consomem cerca de 50% menos energia. Segundos estudos da pasta, os equipamentos têm uma durabilidade de até seis vezes mais, comparado com lâmpadas atualmente utilizadas. Além disso, não necessitam de reatores, que também queimam e precisam ser substituídos, demandando tempo e recursos.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração (SMAD), pasta que gerencia o Fiscale.vc, sistema que gerencia os pedidos que chegam à Prefeitura, a demanda mais solicitada é a “troca de lâmpadas queimadas”, com cerca de 27% dos pedidos registrados, tanto pelo aplicativo de mesmo nome, quanto nas audiências do Gabinete Aberto, nas reuniões do Prefeitura na Rua, em contato direto no setor de Atendimento ao Cidadão, através de ofícios da Câmara de Vereadores ou pelo telefone 0800-541-0400.

Maior resistência a choques mecânicos, não utilização de produtos nocivos ao meio ambiente para sua fabricação, como o mercúrio, uso de produtos quase 100% recicláveis, menor nível de aquecimento e ausência de emissão de radiação ultravioleta foram outros pontos positivos apontados pela SMDUH para optar pela compra das lâmpadas led.

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1