20200129 Divulgacao OcorrenciaGuardaMunicipal abre
Foto: Divulgação
Um homem suspeito de furto de um celular foi detido no início da noite da quarta-feira (28) por agentes da Guarda Municipal de Esteio. A vítima, um jovem menor de idade, abordou os guardas na Av. Padre Claret e apontou que o autor do roubo era um homem armado, que estava em uma bicicleta.

 

Após o início das buscas, o acusado foi localizado na Rua Novo Hamburgo, sendo reconhecido pela vítima. A identificação apontou o registro no nome dele de diversas ocorrências e prisões recentes. Além do celular furtado, também foram apreendidos outro celular e um simulacro de pistola, entre outros objetos. O suspeito do crime foi conduzido ao Hospital São Camilo, para exames de corpo de delito, e, posteriormente, à Delegacia Policial de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas, para registro da ocorrência.

 

Guarda Municipal teve um aumento de 72,5% nas rondas em 2019

Uma das Metas de Gestão da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) de Esteio para 2019 era ampliar, em 30%, o número de rondas realizadas pela Guarda Municipal. O objetivo foi mais que superado e, ao final do ano, a força de segurança esteiense registrou um aumento de 72,5% averiguações em relação a 2018. Ao todo, foram feitas 26.401 rondas entre janeiro e dezembro de 2019 contra 15.297 no mesmo período do ano anterior. O número de boletins de atendimento registrados mais que triplicou, passando de 682, em 2018, para 2.220 em 2019 (aumento de 225,5%).

 

A corporação iniciou 2019 com seu efetivo ampliado em 30%, um ponto importante para a ampliação das rondas ao longo do ano. Os agentes foram contratados via Concurso Público e aprovados no curso de formação realizado durante o segundo semestre de 2018. Para 2020, a ideia, registrada nas Metas de Gestão da SMSMU para o ano, é ampliar ainda mais o número de guardas, com a contratação de dez agentes. Outra importante medida para a atuação da Guarda Municipal foi a concessão, em agosto do ano passado, do porte de arma em horário de serviço para 45 agentes da instituição.