20200110 AdrianoRosadaRochaeDjalmaCorreaPacheco TrocaCameraFrentePrefeitura abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha e Djalma Corrêa Pacheco
A Prefeitura de Esteio mudou, na manhã desta sexta-feira (10), a posição da câmera de videomonitoramento que ficava na esquina da Rua Maurício Cardoso com a Rua Eng. Hener de Souza Nunes. Agora, o equipamento foi instalado no Paço Municipal, focando a Rua Eng. Hener de Souza Nunes. A medida faz parte das ações de revitalização do antigo pórtico do Município, que está resgatando as cores originais do monumento (verde, cinza e amarelo), tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município pela Lei Municipal 1.212, de 22 de maio de 1984.

 

A revitalização pôde sair do papel graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Rotary Club de Esteio, que forneceu as tintas, e à Estação Esteio da Trensurb, que disponibilizou a mão-de-obra. O serviço está sendo feito por funcionários da SQ Group Engenharia. Idealizado pelo Rotary Club de Esteio e construído graças a uma parceria entre indústria, comércio e Prefeitura Municipal, o pórtico de Esteio foi entregue à população no dia 12 de outubro de 1959.

 

Licitação em andamento visa expandir sistema de videomonitoramento

Atualmente, a rede de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) de Esteio conta com 50 aparelhos. As imagens são controladas na central da SMSMU e espelhadas na sede do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio.

 

A ideia, em 2020, é expandir a rede, instalando 10 novos equipamentos. Para isso, a Prefeitura abriu registro de preços para aquisição de materiais para manutenção e ampliação do sistema de câmeras. A licitação ocorrerá na modalidade de pregão eletrônico, com o recebimento de propostas e de lances agendado para a próxima terça-feira (14).

 

Também devem entrar em operação, em breve, sete câmeras que vão fazer parte de cercamento eletrônico em Esteio. Os equipamentos são dotados de sistema OCR (sigla em inglês para reconhecimento óptico de caracteres) e serão interligados a uma central de controle na sede da SMSMU. Isso permitirá monitorar, em tempo real, através da leitura das placas, a entrada e saída de veículos na cidade, identificando casos de roubo ou furto. A implantação dos equipamentos faz parte do investimento superior a R$ 18 milhões feito pelo Governo do Estado, contemplando 36 municípios gaúchos.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1