biometriaFaltando dois meses para se encerrar o prazo da Justiça Eleitoral para o recadastramento biométrico, Esteio é, entre os municípios gaúchos com o processo em andamento, o que tem o menor percentual de eleitores com a biometria coletada. Conforme os dados do site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), 32.539 das 67.700 pessoas com título de eleitor registrado no Município fizeram o recadastramento até esta quinta-feira (9), ou seja, 48%.

 

Os cerca de 35 mil eleitores que ainda precisam coletar a biometria devem, obrigatoriamente, ir até o Cartório Eleitoral de Esteio (Av. Dom Pedro, 171) até 11 de março para fazer o cadastramento. Levando em consideração o número de dias úteis até o encerramento do prazo, o cartório precisaria atender em torno de 875 pessoas por dia para dar conta de todo o contingente que ainda precisa atualizar seus dados. Vale lembrar que o prazo foi aberto em 11 de março de 2019, ainda que o cartório já estivesse fazendo a biometria, anteriormente, caso o eleitor procurasse o órgão para atualizar seus dados ou fazer alguma modificação.

 

É necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência emitido, no máximo, em três meses. Quem se antecipa tem a praticidade e a facilidade de poder agendar um horário para atendimento e, assim, evitar as filas que, em breve, serão inevitáveis. Basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), no endereço www.tre-rs.jus.br, preencher as informações e escolher a data e a hora de sua preferência.

 

Também é possível ser atendido sem agendamento, por ordem de chegada, indo direto ao Cartório Eleitoral do Município. Em janeiro e fevereiro, os horários de atendimento são de segunda a quinta-feira, das 12h às 19h, e às sextas-feiras, das 9h às 15h. Em março, volta o horário normal, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19h.

 

Para facilitar o acesso dos eleitores o Cartório vai montar, a partir de 20 de janeiro, um posto de atendimento para recadastramento biométrico no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Padre Claret, 666). Ali, o atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem agendamento prévio.

 

Quem não fizer a biometria perderá o título de eleitor. O voto é obrigatório no Brasil e quem não tiver o título ou não estiver em dia com a Justiça Eleitoral perde o acesso a direitos como inscrever-se em concurso público, obter documentos como passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, entre outros.

 

Recadastramento biométrico eleitoral obrigatório em Esteio

Prazo final: 11 de março de 2020

 

Como fazer

Com agendamento de horário

Entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (www.tre-rs.jus.br), clicar em “Eleitor e Eleições” e “Agendamento de atendimento”, preencher o formulário, escolher a data e a hora de sua preferência. Na data do atendimento, ir até o local agendado com documento de identidade com foto e comprovante de residência emitido, no máximo, em três meses.

 

Sem agendamento de horário

Ir até o Cartório Eleitoral do Município (Av. Dom Pedro, 171), de segunda a quinta-feira, das 12h às 19h, ou sextas-feiras, das 9h às 15h (horário válido para os meses de janeiro e fevereiro), ou de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19h (a partir de março), com documento de identidade com foto e comprovante de residência emitido, no máximo, em três meses. O atendimento é por ordem de chegada.

 

A partir de 20 de janeiro, um posto de atendimento será montado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Padre Claret, 666), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, também por ordem de chegada.

 

Dúvidas e informações: 3473-6088