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Foto: Eduardo Baratto Leonardi
As falhas no abastecimento de água em Esteio neste final de semana foram tema de reunião, na manhã desta segunda-feira (30), na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Esteio. O vice-prefeito Jaime da Rosa, que estava acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Flávio Ourique, questionou a empresa sobre o corte no fornecimento registrado, principalmente, no sábado (28), em bairros como Três Marias, Parque Primavera, Santo Inácio e Tamandaré.

 

O gestor da Unidade de Saneamento da Corsan em Esteio, Ronaldo Alves, e pelo coordenador operacional da unidade, Ilson Behling, informaram que o problema foi ocasionado pela queima de uma bomba na Estação de Tratamento de Água do Município. O conserto foi concluído às 20h do sábado, quando o serviço começou a ser normalizado nos bairros atingidos.

 

Outra questão por Jaime, em função de reclamações recebidas dos esteienses, é a redução na pressão da água que sai das torneiras em função do aumento de consumo em dias de calor. Os servidores da Corsan informaram que há a possibilidade de realizar uma melhoria operacional no reservatório localizado na esquina da Estrada do Nazário com a Rua João Goulart, no Parque Primavera, para aumentar a pressão no fornecimento.

 

A Corsan faz um alerta, também, para que a população, com o consumo consciente, possa contribuir para amenizar as dificuldades no abastecimento de água na cidade ao longo do verão. Com a maior demanda, os sistemas ficam no seu limite e qualquer interrupção para conserto ou falta de energia elétrica compromete muito a normalização do abastecimento. Uma dica é evitar deixar torneiras abertas em caso de interrupção no fornecimento, pois a água pode voltar no período da madrugada e ocorrer desperdício. Outra é evitar lavar calçadas e carros com água corrente.

 

O serviço de abastecimento de água em Esteio é de responsabilidade da Corsan. Dessa forma, outra recomendação importante é, no caso de falta d’água ou identificação de vazamentos, entrar em contato o mais breve possível diretamente com a Corsan para relatar a situação. O contato pode ser feito 24 horas pelo telefone gratuito 0800-646-6444 e pela Central de Serviços disponível tanto no site da empresa (servicos.corsan.com.br) quanto pelo app da companhia, disponível para celulares com sistema iOS e Android, canais onde o usuário também poderá verificar a situação do abastecimento de água.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi