20191218 AdrianoRosadaRocha TreinamentoGuardasMunicipaisFiscalizacaoTransito abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha e Vitória Costa
Agentes da Guarda Municipal realizaram, nesta quarta-feira (18), atividades práticas da capacitação que está preparando os servidores para atuarem, também, na fiscalização de trânsito em ruas e avenidas de Esteio. Pela manhã, eles participaram de uma operação na Rua 24 de Agosto, próximo à Praça do Expedicionário e, à tarde, estiveram na Av. Presidente Vargas, orientando os condutores em caso de irregularidades. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), os guardas poderão atuar na nova função a partir deste sábado (21).

 

A inclusão das funções de fiscalização do trânsito entre as atribuições da Guarda Municipal foi viabilizada com a entrada em vigor, no dia 13 de novembro deste ano, da Lei Municipal nº 7.316/2019. Doze dias depois, 18 agentes iniciaram o curso de capacitação de Agente de Trânsito. O treinamento, com carga horária de 200 horas, tem como objetivo capacitar os guardas sobre a legislação e as normas de trânsito. O conteúdo, regulamentado por portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), prevê módulos sobre legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização, ética e cidadania, psicologia aplicada, papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional.

 

As aulas da turma da turma inicial terminam na sexta-feira (20). Quem for aprovado no curso e for designado oficialmente por Portaria do Executivo Municipal para realizar ações de fiscalização de trânsito, estará habilitado a exercê-las, atuando conjuntamente com órgãos de segurança pública. O curso para a outra turma de agentes está estimado para março do ano que vem.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1