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Fotos: Cristiane Franco
O Dia D de Atendimento, promovido pela Secretaria da Fazenda, foi considerado um sucesso, não apenas pelos organizadores, mas especialmente pelos moradores de Esteio que tiveram a oportunidade de verificar as situações de débito com o Município. Entre 9h e 15 h do sábado (30), a Prefeitura abriu as portas para dar orientações e efetuar negociações de impostos. Ao todo, foram 127 atendimentos, na sua maioria para tirar dúvidas sobre o IPTU, que resultaram em uma arrecadação de R$ 56 mil.

A secretária municipal da Fazenda, Roberta Patuzzi, afirmou que o movimento surpreendeu. “Sabíamos que as pessoas viriam, mas ficamos muito satisfeitos pela quantidade e pela consciência dos que vieram realmente interessados em sanar as dívidas. A maioria afirma que sabe que a arrecadação garante os serviços que prestamos para a comunidade como um todo. Além disso, tivemos total adesão da equipe de servidores, que sugeriu fazermos essa ação mais de uma vez ao ano”, informou. Observou ainda que o mais surpreendente foi que as pessoas vieram para acertar os valores, mesmo sabendo que não haveria nenhum desconto especial. “Vieram conscientes da sua dívida e do compromisso que têm com o Município onde vivem”, destacou.

Morador de Esteio há mais de 30 anos, o mecânico aposentado João Ordi dos Santos, 74, resumiu a iniciativa da Administração: “Isso é bom para todo mundo. Ganha o Município, que consegue arrecadar e nos devolver mais serviços, e ganha o cidadão, que consegue resolver pendências que muitas vezes não faz por total falta de tempo. Eu precisava tirar muitas dúvidas para poder ajustar as minhas contas e consegui. Em dias como esse, as pessoas têm até mais tempo para nos atender”, disse.

O motorista Márcio Dias, de 39 anos, explicou que já tinha desistido ir à Prefeitura para acertar as contas. “Nossos horários são muito ruins para conciliar com os do atendimento da Prefeitura. A última vez que eu tinha conseguido vir aqui foi em março. Quando minha esposa viu nas redes sociais que teria atendimento no sábado, não pensei duas vezes. Precisava acertar o IPTU e hoje, finalmente consegui”, comemorou.

O trabalho no Dia D de Atendimento da Secretaria da Fazenda contou com o apoio da Procuradoria-Geral do Município (PGM) para dar orientação sobre débitos, em especial aos judicializados. Também participaram equipes da Vigilância Sanitária, Cemitério Municipal 2 de Novembro e Secretaria Municipal Desenvolvimento Urbano e habitação.


Texto: Cristiane Franco

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