20191128 EduardoBarattoLeonardi FormacaoContaComigo abre
Foto: Eduardo Baratto Leonardi
A última das formações de voluntários do Conta Comigo em 2019 ocorreu na noite dessa quinta-feira (28). Mais cinco pessoas foram capacitadas para participar das atividades do programa de incentivo ao voluntariado promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE). Foram abordados conteúdos como a legislação federal sobre serviço voluntário, com atribuições, compromissos e deveres, e o decreto municipal 5.687/2017, também sobre o tema.

 

Em 25 formações, 420 pessoas e representantes de 25 instituições já participaram da atividade, uma das etapas para se ingressar no Conta Comigo. Instituído em fevereiro de 2017, ele é conduzido pela SMCTE e tem como objetivo atrair e capacitar voluntários para atuarem em diferentes ações realizadas na cidade. Conforme os dados da secretaria, a iniciativa registra, atualmente, 493 pessoas inscritas, além de 25 instituições cadastradas. Seus integrantes já participaram de 89 ações voluntárias, dedicando 1.892h40min de seu tempo para fazer o bem a outras pessoas.

 

Boas práticas serão apresentadas em encontro na próxima quinta-feira

O 2 º Encontro de Voluntários do Programa Conta Comigo, agendado para a próxima quinta-feira (5), dará a oportunidade para a comunidade conhecer boas práticas de voluntariado promovidas pelos integrantes do programa. O evento será realizado no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), a partir das 19h, e integra a programação da Semana da Cidadania.

 

Para se inscrever no Conta Comigo, é necessário preencher o formulário disponível no site da Prefeitura. Podem se cadastrar pessoas com mais de 18 anos interessadas em participar de ações voluntárias em Esteio e que possam participar de capacitações.

 

Os inscritos só poderão executar as atividades de voluntariado após a participação na formação inicial. A partir disso, a SMCTE analisa o perfil dos voluntários e os encaminha, de acordo com as suas competências e habilidades, para órgãos municipais e entidades parceiras.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi