20191127 EduardoBarattoLeonardi VicePrefeitoRecebePremioResponsabilidadeSocial abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) promoveu, nessa quarta-feira (27), a entrega do Prêmio Responsabilidade Social 2019. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Esteio obteve a medalha na categoria Municípios, que foi recebida pelo vice-prefeito Jaime da Rosa em cerimônia realizada no Teatro Dante Barone, na sede da ALRS, em Porto Alegre.

 

Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano 2000, por meio da Lei 11.440, o Prêmio de Responsabilidade Social distingue ações de organizações públicas e privadas que atuam pelo bem-estar social e preservação do meio ambiente. A premiação distribui o Troféu Responsabilidade Social, Medalha de Responsabilidade Social e Diploma Mérito Social em dez categorias.

 

Para concorrer à premiação, as organizações devem apresentar Balanço Social referente ao ano anterior. No caso de entidades governamentais, como a Administração Municipal, o documento aponta a origem e a aplicação de recursos no exercício, indicadores sociais internos (ações e benefícios para os funcionários) e externos (projetos, ações e benefícios para a sociedade), informações sobre o corpo funcional (dados gerais, qualificação e horas investidas em treinamentos) e ações ambientais. Existem, ainda, indicadores complementares sobre código de ética, canais de relacionamento, certificações e outras medidas voltadas a servidores, à comunidade, a fornecedores e ao meio ambiente.

 

O Prêmio Responsabilidade Social é realizado em parceria entre a Assembleia Legislativa gaúcha e a Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social do parlamento gaúcho, integrada pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade RS (CRC/RS), Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul), Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), Organização Parceiros Voluntários, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS (Ocergs/Sescoop).

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1