20191126 LauraHahnerNienow CapacitacaoTransito abre
Fotos: Laura Hahner Nienow
Com a entrada em vigor, no último dia 13, da Lei Municipal nº 7.316/2019, agentes da Guarda Municipal de Esteio poderão atuar na fiscalização de trânsito em ruas e avenidas da cidade. Para preparar os servidores a esta nova função, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) deu início, nessa segunda-feira (25), ao curso de capacitação de Agente de Trânsito. 

 

O treinamento, com carga horária de 200 horas, tem como objetivo capacitar os guardas sobre a legislação e as normas de trânsito. O conteúdo, regulamentado por portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), prevê módulos sobre legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização, ética e cidadania, psicologia aplicada, papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional.

 

O efetivo da Guarda Municipal foi dividido em duas turmas para participar da formação. O grupo inicial é composto por 18 participantes, cujas aulas estão previstas para seguirem até o dia 20 de dezembro. Quem for aprovado no curso e for designado oficialmente por Portaria do Executivo Municipal para realizar ações de fiscalização de trânsito, estará habilitado a exercê-las, atuando conjuntamente com órgãos de segurança pública. O curso para a outra turma de agentes está estimado para março do ano que vem.

 

gallery1