EJA 2020Jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental já podem se inscrever para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA ) que serão abertas no ano letivo de 2020. A modalidade, destinada a pessoas maiores de 18 anos, está dividida em totalidades: Anos Iniciais; que corresponde às Totalidades Iniciais (T1, T2, T3 e T4); e Anos Finais, que corresponde às Totalidades Finais (T5, T6, T7 e T8). Cada totalidade tem a duração de um semestre.

Os interessados já podem fazer sua inscrição por meio de formulário online (clique aqui) até o dia 20 de janeiro. Até o dia 20 de dezembro também é possível fazer a inscrição em qualquer escola da rede municipal, e de 05 a 20 de janeiro de 2020 as inscrições devem ser efetuadas na Secretaria Municipal de Educação (Rua Alegrete, nº 455). Quem já está na rede municipal, em um dos polos de EJA atualmente existentes (Escolas Oswaldo Aranha, Santo Inácio e Maria Lygia), também deve ficar atento ao mesmo calendário.

De acordo com a Secretaria de Educação, o próximo ano letivo trará novidades para a EJA, que passará a ser oferta exclusivamente por meio da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Anísio Teixeira, situada na Rua Dom Pedro, nº 73, no Centro de Esteio (junto ao prédio da Escola Técnica UNIPACS). “A instituição especializada terá por finalidade oportunizar o desenvolvimento dos jovens, adultos e idosos, preparando-os para desenvolver às competências básicas, sua inserção no mundo do trabalho e exercício pleno da cidadania, da consciência de ser agente de transformação no meio em que vive”, explicou o prefeito e secretário interino de Educação, Leonardo Pascoal.

Outra novidade é o formato do curso, que será semipresencial. Desta forma, os alunos terão a obrigatoriedade de comparecer apenas duas vezes por semana na escola, realizando as demais atividades à distância. Para facilitar o acesso de todos, a Secretaria Municipal de Educação fornecerá vale-transporte aos estudantes nos dias de aula.

De forma inédita, a oferta das totalidades da EJA deverá ocorrer nos três turnos em 2020 (manhã, tarde e noite), de acordo com a demanda e o número de inscritos por turma, facilitando o acesso por parte daqueles que tem dificuldade de comparecer à noite. Além disso, outros cursos destinados a jovens, adultos e idosos estão sendo planejados para ocorrerem na EMEJA.

Todas as medidas adotadas na Educação de Jovens e Adultos fazem parte de uma ampla reestruturação da rede municipal de educação e buscam, prioritariamente, reduzir o abandono escolar nesta modalidade, ampliar o acesso, a taxa de rendimento e o índice de conclusão e qualificar o ensino ofertado nesta modalidade.

Para obter informações, os interessados na EJA de ensino médio, ofertada exclusivamente pelo Estado, podem procurar a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, diretamente na sede do órgão ou por meio do telefone (51) 3473-0601.