20191024 DjalmaCorreaPacheco EsteioRecebePremioOdontologia abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (24) na Capital, Esteio recebeu uma placa por ter conquistado o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal, realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e organizado no Rio Grande do Sul pelo Conselho Regional de Odontologia (Crors).

A distinção foi entregue ao prefeito Leonardo Pascoal e à secretária municipal de Saúde, Ana Boll, pelo presidente do Crors, Nelson Freitas Eguia. Também acompanharam a entrega, o diretor de Atenção em Saúde, Gilson Menezes, a responsável técnica pelo setor de Odontologia da SMS, Maria Isabel Christofari, e a auxiliar de Saúde Bucal Creide Lima Kasper.

Além de Esteio, que concorria na categoria dos municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, receberam a distinção as prefeituras de Caiçara (até 20 mil habitantes), Três Passos (entre 20 mil e 50 mil), Erechim (entre 100 mil e 500 mil habitantes) e Caxias do Sul (acima de 500 mil habitantes) O evento, realizado na sede da entidade de classe dos dentistas gaúchos e que marcou o Dia do Cirurgião-dentista, também homenageou profissionais da odontologia.

O prêmio é concedido a municípios que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. A colocação de cada município é definida conforme a pontuação obtida com o atendimento aos parâmetros estabelecidos no regulamento. Os critérios considerados na avaliação são o percentual do orçamento municipal investido em saúde; a participação de profissionais de saúde bucal e abordagem ao tema em órgãos de controle social; a Política Municipal de Saúde Bucal; a cobertura da assistência odontológica básica e especializada; as ações de promoção de saúde bucal; o trabalho de vigilância em saúde bucal; o quadro de pessoal odontológico e sua remuneração; e a política de educação permanente em saúde, contemplando a equipe de saúde bucal.


Mais de 11 mil consultas em nove meses
Entre janeiro e setembro deste ano, profissionais lotados em oito unidades básicas de saúde (Novo Esteio, Centro, Claret, Ezequiel, Primavera, Planalto, Cruzeiro e Votorantim) e no Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias) realizaram 11.206 consultas odontológicas. O número representa um crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 8.987 consultas.

O Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde realizou, ainda, 25 atendimentos domiciliares e nove visitas de cirurgiões-dentistas a residências de esteienses que não tinham condições de ir a uma unidade de saúde. Somam-se a estes números, as atividades educativas e de orientação em grupo que alcançaram 5.217 pessoas, as ações coletivas de aplicação de flúor que chegaram a 128 esteienses e as escovações coletivas supervisionadas para 158 crianças e adolescentes em diferentes eventos dos quais servidores do setor participaram.

A rede esteiense conta atualmente com 12 cirurgiões-dentistas, quatro técnicas de Saúde Bucal e duas auxiliares de Saúde Bucal. A população tem à disposição nove consultórios odontológicos em oito UBSs. No Cias são realizados atendimentos de média complexidade, como cirurgia bucomaxilofacial, atendimentos a pessoas com deficiência e periodontia.

Além disto, pacientes atendimentos pelos dentistas da rede pública de Esteio que precisarem fazer radiologias intra-orais (mais fechadas e para registro de áreas mais específicas da arcada dentária) têm a disposição este serviço no Cias, sem nenhum custo, assim como todos os procedimentos oferecidos. Os primeiros atendimentos de raio-x foram realizados no dia 26 de setembro.

Num primeiro momento, as radiografias estão sendo vez por semana, às quintas, no turno da tarde, com agendamento após encaminhamento feito pelos odontólogos das UBSs.


gallery1 gallery1 gallery1