20191007 sarampo EBC
Divulgação: EBC
No próximo sábado (19), as unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro, Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera), Fátima Gorete Pereira (Pedreira), Jardim Planalto, José Mario de Carvalho (Tamandaré), Nickollas Gomes (Centro), Novo Esteio e Parque Claret vão abrir para o Dia D de Vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Das 8h às 17h, agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão imunizar crianças que não estão com a vacinação em dia. A faixa etária é o público-alvo da primeira fase da campanha do Ministério da Saúde que segue até o dia 25 de outubro.

A UBS Jardim Planalto também terá pesagem do Bolsa Família, voltado para crianças e gestantes beneficiárias do programa do Governo Federal, e a UBS Tamandaré estará com ações do Sábado com Saúde em alusão ao Outubro Rosa, mês de mobilização contra o câncer de mama.


Mobilização para frear avanço da doença
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início no dia 7 em todo o país. Em Esteio, a SMS está oferecendo a imunização em todas as UBSs com sala de vacina (exceto a UBS Pedreira e Esperança) - veja os endereços e horários abaixo.

A vacinação de crianças de seis meses a um ano incompleto não está prevista na rotina de imunização, mas essa faixa etária foi incluída para reduzir, desde cedo, o risco de contágio.

O Ministério da Saúde resolveu fazer a mobilização nacional para tentar evitar o avanço do sarampo no país. Anos atrás, a doença estava erradicada no Brasil, mas surtos na Europa e em países das américas, somados à divulgação de notícias falsas e à baixa procura pela vacina pela população, resultaram no ressurgimento da enfermidade, sobretudo no estado de São Paulo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.


Segunda fase será para adultos
Uma segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação será feita entre 18 e 30 de novembro, tendo como público-alvo pessoas entre 20 e 29 anos de idade que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. Vale lembrar que, até os 29 anos, o esquema vacinal contra o sarampo só fica completo com a segunda dose. Para os adultos, também será realizado um Dia D, no dia 30 de novembro, data que também será feito o encerramento da mobilização nacional.


Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo
Para crianças de 6 meses a 5 anos
Dia D de Vacinação: Sábado (19), das 8h às 17h
Onde vacinar no Dia D: UBSs Primavera, Jardim Planalto, Parque Claret, Cruzeiro, Tamandaré, Centro, Pedreira e Novo Esteio (veja endereços abaixo)
Encerramento da campanha: 25 de outubro
Onde vacinar fora do Dia D: UBSs Centro, Cruzeiro, Ezequiel, Jardim Planalto, Novo Esteio, Parque Claret, Primavera, Tamandaré e Votorantim (veja endereços e horários abaixo)

Orientações*
Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Para adultos entre 20 e 29 anos
Quando: De 18 a 30 de novembro
Dia D de mobilização: 30 de novembro

Orientações*
Quem tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade: recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra, são necessárias duas doses.
*Fonte: Ministério da Saúde


Saiba mais sobre o sarampo (sintomas, prevenção, causas, complicações e tratamento): http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo


Unidades de saúde com aplicação de vacinas
Durante toda a campanha
UBS Nickollas Gomes (Centro)

Rua Fernando Ferrari, 948
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no último dia útil do mês, das 15h às 17h)


UBS Cruzeiro

Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52 - Vila Cruzeiro
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no primeiro dia útil do mês, das 8h às 10h


UBS Prefeito Juan Pio Germano (Ezequiel)
Rua Ezequiel Nunes Filho, 79 - Vila Ezequiel
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no último dia útil do mês, das 15h às 17h)


UBS Jardim Planalto
Av. Porto Alegre, 987 - Jardim Planalto
Horário da sala de vacinas: 8h às 12h e 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no último dia útil do mês, das 15h às 17h)


UBS Novo Esteio
Av. Celina Chaves Kroeff, 405 - Novo Esteio
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no último dia útil do mês, das 15h às 17h


UBS Parque Claret
Av. João Neves da Fontoura, 347 - Parque Claret
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no último dia útil do mês, das 15h às 17h)


UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera)
Rua Orestes Pianta, 200 - Parque Primavera (ao lado do Centro de Convivência Território de Paz)
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no primeiro dia útil do mês, das 8h às 10h)


UBS José Mario de Carvalho (Tamandaré)
Rua Vila Lobos, 1023 - Tamandaré
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no último dia útil do mês, às 16h)


UBS Votorantim
Rua Ayrton Senna da Silva, 229 - Votorantim
Horário da sala de vacinas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min (fechamento para balanço e higienização no último dia útil do mês, das 15h às 17h)


Apenas no Dia D
UBS Pedreira
Rua José Pedro Silveira, 404 - Vila Pedreira
Horário da sala de vacinação: Das 8h às 17h