20191015 SMSMU OcorrenciaFurtoBig abre
Foto: Divulgação SMSMU
A Base de Operações da Guarda Municipal recebeu chamado da segurança privada de um supermercado de Esteio, por volta das 18h desta terça-feira (15), informando sobre um homem que furtou mercadorias.

A equipe de videomonitoramento encontrou o rapaz pelas câmeras vizinhas ao supermercado e informou a uma guarnição da GM que estava próxima ao local. O homem foi encontrado com as mercadorias furtadas, conduzido ao Hospital São Camilo para exame de corpo de delito e, em seguida, levado para a Delegacia de Polícia de Canoas.

Na madrugada da última segunda segunda-feira (14), a GM havia feito a prisão de um suspeito pelo arrombamento de um veículo e de um estabelecimento comercial na Rua Garibaldi. No último dia 8, os agentes apreenderam 670g de maconha e cocaína em uma rua do Bairro São José.

As ações de segurança pública em Esteio envolvem o trabalho conjunto entre as forças que atuam na cidade, como a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Desde o início da atual gestão, em 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre as instituições. Da parte da Prefeitura, a adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro de 2017, promoveu uma reestruturação da Guarda Municipal, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas.

As medidas ganharam reforço no início de 2019, após a ampliação em 30% do efetivo da Guarda esteiense, com o início da atuação dos 12 novos agentes que concluíram o curso de formação no final de 2018. Com isso, a corporação aumentou em 80% o número de rondas e locais averiguados nos três primeiros trimestres de 2019 em relação ao mesmo período de 2019, enquanto o número de boletins de atendimento cresceu 281%.

Outra importante medida para a atuação da Guarda Municipal foi a concessão, em agosto, do porte de arma em horário de serviço para 45 agentes da instituição. Para estarem habilitados, eles tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. As armas que os guardas municipais utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. São, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380.