20191001 EduardoBarattoLeonardi AtendimentoSAE abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Tisiologia, localizado na Rua Padre Claret, 646, ao lado do prédio do Centro Administrativo de Saúde, é a unidade de referência, em Esteio, para acompanhamento ambulatorial a pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST), hepatites e tuberculose. No caso dessa última doença, o processo longo de cura, que pode variar de seis a nove meses, e o consumo por este período de um medicamento cuja ingestão é desconfortável são questões que dificultam a sequência do processo terapêutico até a liberação médica.

 

“Após 30 dias do início do uso da medicação, o paciente já deixa de transmitir a bactéria para outras pessoas e, com isso, muitos acham que já estão curados e param o tratamento. Isso é um erro, pois a bactéria pode voltar a se manifestar se a indicação do médico não for seguida até o fim”, explica a assessora do SAE/Tisiologia, Ana Lucia Massulo.

 

Durante o tratamento, o paciente precisa ir pelo menos uma vez por mês ao SAE para exames de raio-x e de escarro e para consultas de rotina com enfermeiros e médicos. Nestas oportunidades, a pessoa segue um fluxo pré-estabelecido: conversa inicialmente com o médico, depois faz a consulta com enfermeiro e, por fim, passa na farmácia do SAE para retirar os medicamentos. Os atendimentos são realizados às terças e quintas-feiras (às segundas, quartas e sextas o SAE atende pacientes com DSTs, HIV e Aids).

 

Para evitar faltas, a equipe alterou, desde o mês de abril, alguns procedimentos. “Antes, a gente encaminhava os pacientes para fazer o exame e eles não voltavam com o resultado. Agora, as imagens e o laudo vêm, online, diretamente para o médico e o arquivo é anexado ao prontuário eletrônico da pessoa. Se ela não comparece ao SAE, é feita uma busca ativa para identificar o motivo da ausência e chamar a pessoa para a consulta”, comenta Ana.

 

O acesso ao atendimento no SAE se dá pelo encaminhamento dos profissionais das unidades básicas de saúde (UBS). Confirmado que é um caso de tuberculose, o paciente é encaminhado para a Tisiologia. Além das consultas de acompanhamento, a equipe do SAE repassa orientações para familiares e sobre os cuidados em casa, como a ventilação de ambientes. As enfermeiras do serviço fazem um trabalho de investigação sobre quem têm convívio com o paciente, para verificar se há outras pessoas infectadas ou evitar a contaminação, e colocam todas as informações sobre o andamento do processo terapêutico em planilhas, as quais são compartilhadas com as UBSs do Município.

 

Um dos procedimentos usados pelo Serviço na investigação com os familiares e pessoas de convívio é o exame de Mantoux. Pensado em uma lógica de prevenção, o teste permite identificar a presença da bactéria transmissora da tuberculose, a qual pode ficar incubada por um tempo sem se manifestar. Caso dê positivo, a pessoa toma um medicamento para evitar o desenvolvimento da doença. Nos dias 21 e 22 de outubro, o SAE sediará uma capacitação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, específica sobre esse exame, com o objetivo de ampliar o número de profissionais habilitados a aplicá-lo na rede de atenção básica esteiense.

 

Serviços de prevenção e combate a DSTs, HIV e Aids também apresentam novidades

Além das ações da tisiologia, o SAE também é responsável por iniciativas de combate, prevenção e assistência ambulatorial às pessoas com HIV/Aids e hepatites virais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), por meio de uma equipe multidisciplinar.

 

Uma das novidades do serviço neste semestre é a oferta de medicamentos de profilaxia pré exposição ao HIV (PrEP). Com o nome diz, o tratamento é destinado a pessoas com risco de exposição ao vírus, de forma a prevenir a sua contaminação. O acesso ao remédio é restrito a casais heterossexuais sorodiferentes (ou seja, quando uma pessoa tem o vírus e a outra não), gays, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis e transsexuais. Para poder recebê-lo, é preciso fazer acompanhamento mensal com o SAE, com a realização de teste rápido para identificar se a medicação está fazendo efeito. Anteriormente, já era oferecida a opção da profilaxia pós-exposição (PEP), tratamento aplicado em até 72 horas após uma situação de risco de contágio com o vírus (relação sexual sem preservativo, rompimento de preservativo, etc.).

 

Recentemente, ainda, o SAE começou a disponibilizar, gratuitamente, preservativos de 49mm de diâmetro, indicado para jovens com menos 21 anos. Como os preservativos comuns têm, geralmente, 52mm, eles não se adequam a anatomia da maioria dos adolescentes, aumentando a chance de rompimento da camisinha durante a relação e, também, o risco de exposição a DSTs.

 

Outras iniciativas promovidas pela unidade são a realização de testes rápidos nas unidades básicas de saúde (UBS), centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo); implantação e orientação sobre o uso da entrega de medicamentos antirretrovirais para pessoas com HIV incluídas no programa Medicamento em Casa (MedCasa); a distribuição de preservativos; e a promoção de formações continuadas, capacitações e campanhas educativas.

 

O SAE conta com um setor próprio de Serviço Social e também com farmácia para os usuários do serviço. Nela são distribuídos medicamentos para tuberculose, antirretrovirais, medicamentos para hepatites B e C, antibióticos para prevenir infecções em soropositivos e medicamentos contra doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis.

 

SAE (Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS) e Tisiologia

Endereço: Av. Padre Claret, 646

Telefone: (51) 3110-0068

E-mail: saeesteio@gmail.com e tuberculoseesteio@gmail.com

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 17h (inclusive a farmácia do SAE) – Reunião de equipe: quintas-feiras, das 15h às 17h

Dia de fechamento da farmácia do SAE: primeiro dia útil de cada mês (reposição de medicamentos e inventário de estoque)

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1