ProgramadeQualificacaoDocenteA classificação dos concorrentes aos recursos disponíveis do Programa Municipal de Qualificação Docente da Prefeitura de Esteio foi divulgada, nesta quarta-feira (9), pela comissão responsável pela seleção. A iniciativa concederá incentivo financeiro de até 50% do valor da mensalidade de cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado a professores da rede municipal. Candidatos interessados em interpor recurso tem esta quinta-feira (10) para fazê-lo, encaminhando e-mail para qdocenteesteio@gmail.com . O resultado final está previsto para a próxima segunda-feira (14).

 

O Qualificação Docente foi instituído pela Lei Municipal 7.200/2019. Ele destina-se, exclusivamente, aos profissionais do magistério público do Município de Esteio que exercem atividades de docência ou suporte pedagógico à docência, admitidos em cursos ministrados por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

 

A organização e seleção dos bolsistas são conduzidas por uma comissão formada por representantes indicados pelo Gabinete do Prefeito, pelas secretarias municipais de Educação e de Administração, pelo Polo UAB Esteio e pelo Conselho Municipal de Educação. O grupo avaliou, inicialmente, se o inscrito atendeu os requisitos estabelecidos para concorrer ao incentivo, se a sua documentação estava de acordo e adotou sete critérios, descritos no edital, para definir a ordem de classificação dos candidatos.

 

Conforme a regulamentação, o incentivo será concedido por um período máximo de 18 meses (cursos de especialização), 24 meses (mestrado), 48 meses (doutorado e pós-doutorado) e 60 meses (graduação). Em todos os casos, o prazo poderá ser prorrogado por, no máximo, mais seis meses, a critério da Administração Municipal. Entre os requisitos para a adesão ao programa, o bolsista deverá apresentar compromisso de permanecer em atividade e vinculado à SME durante a realização do curso e ao Município de Esteio por, no mínimo, o dobro do período da concessão do benefício, após a data de sua conclusão. Há, ainda, regras que devem ser observadas e comprovantes a serem apresentados para não perder o direito ao benefício.

 

No primeiro processo seletivo do Qualificação Docente, realizado entre junho e julho deste ano, seis educadoras atenderam os requisitos e passaram a receber a bolsa. Entre as contempladas, duas estão matriculadas em cursos de graduação, três em especialização e uma em doutorado. Por mês, a Prefeitura destinará, no total, R$ 3,5 mil para pagamento dos incentivos às seis profissionais. Como a Administração Municipal reservou R$ 90 mil para custeio da iniciativa, um novo edital foi aberto.

 

Os editais e as atualizações sobre o processo podem ser acessados no site da Prefeitura, na seção “Processos Seletivos”.

 

Programa Municipal de Qualificação Docente – 2º edital
Publicação do resultado final contendo os profissionais selecionados: clique aqui para acessar
Recurso contra o resultado final: quinta-feira (10) - enviar para o e-mail para qdocenteesteio@gmail.com
Publicação do resultado final pós-recurso: segunda-feira (14)
Edital: clique aqui para acessar

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi