20181130 CarolinaMuller UBSClaret abre
Foto: Carolina Müller
O prefeito Leonardo Pascoal assina nesta quinta-feira (10), às 14h, a ordem de início para as obras de recuperação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Claret, no Parque Amador. A reforma vai dar melhores condições de atendimento à população e possibilitar melhor local trabalho para os profissionais que ali atuam. A solenidade ocorre na própria UBS (Av. João Neves da Fontoura, 347). A obra prevê a criação de uma sala de espera fechada no acesso à sala de vacinas e a substituição de piso, cobertura, esquadrias e instalações hidráulicas, elétricas e lógicas, mais acessibilidade, abrangendo uma área de 485 m², em investimento de R$ 264,4 mil.

A UBS Parque Claret não fechará para a execução dos trabalhos, que serão conduzidos pela empresa Harmonia Construções Ltda., vencedora da licitação. Entre as medidas previstas, a sala de imunizações será transferida para o outro lado da UBS e contará com um local protegido das variações do tempo para quem estiver aguardando para fazer alguma vacina. Isso atende a uma antiga demanda da comunidade, que atualmente tinha que esperar do lado de fora do posto de saúde.

Todas as divisórias existentes serão removidas, o que permitirá uma nova separação interna da unidade, abrindo espaço para a abertura de mais consultórios. A atual estrutura de cobertura e telhado também será demolida e reconstruída com madeiramento novo e telhas de fibrocimento. A substituição de todos os pisos cerâmicos, de vasos sanitários e de lavatórios também está prevista no projeto. As esquadrias metálicas, por sua vez, serão trocadas por outras de alumínio e portões e cercas externas serão consertadas.

Na parte elétrica, além da instalação de novos fios, todas as luminárias serão de LED. A instalação de piso tátil e de sinalização adequada a pessoas com deficiência, mais a adaptação de banheiros, garantirá a acessibilidade ao local. Ao final, será feita a pintura de toda a unidade.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi