20190815 LucianaAbdur FormacaoMudaMundoEMEBClodovinoSoares 001
Foto: Luciana Abdur
Professores da rede municipal pública de Esteio participarão, nos dias 17 e 18 de setembro, de um novo momento de capacitação do projeto MudaMundo. A atividade, uma oficina de sensibilização, será realizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Clodovino Soares, das 13h às 17h, e é voltada a professores do 2º ano das 18 EMEBs esteienses. A formação propõe uma reflexão a respeito da situação da infância, da educação e do papel do professor na sociedade atual brasileira. Em agosto, professores de turmas de terceiros anos de todas as EMEBs já haviam acompanhado atividade semelhante.

 

Após a capacitação dos professores, o MudaMundo vai proporcionar, ainda em setembro, uma peça teatral para os educadores e seus alunos. Serão três apresentações do grupo de teatro mineiro Real Fantasia abordando os temas do projeto. As encenações acontecerão nos dias 25 e 27 de setembro, na Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535), às 14h e às 15h30min, no dia 25, e às 17h, no dia 27.

 

Voltado para educadores e alunos das séries iniciais, de 1º a 5º ano, de escolas públicas, o projeto MudaMundo se desenvolve a partir das aventuras vividas pelo menino João. Na coleção de histórias do projeto, ele embarca em aventuras com a família, os amigos e a comunidade para mudar o mundo. O projeto nasceu em 2006, a partir de um exercício que propunha transpor os valores pregados pela Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para o universo infantil, utilizando questões que rodeiam a criança em sua rotina, como a família, a escola, os professores e colegas, o bairro e a comunidade onde vive. As quatro histórias tentam dar conta destes universos, transformando o cotidiano a partir de ações muito básicas como dar um abraço apertado, desligar a televisão para conversar, aprender e aceitar o outro como ele é, cuidar dos ambientes e respeitar a natureza.

 

Nas oficinas, os participantes recebem os materiais do projeto, que são a coleção Muda Mundo, o Caderno de Sugestões para o Professor e/ou o Caderno de Educomunicação. Os cadernos funcionam como materiais de apoio ao docente, reunindo boas ideias para trabalhar em sala de aula. Os seis livros são distribuídos gratuitamente para as bibliotecas das escolas públicas participantes. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo InBetta e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Esteio.

 

Oficina MudaMundo

Quando: 17 e 18 de setembro, das 13h às 17h
Onde: EMEB Clodovino Soares (Rua Ulisses Pimentel, 610)
Público-alvo: professores do 2º ano das 18 EMEBs esteienses

 

Teatro MudaMundo

Apresentação do Grupo Real Fantasia

Quando: 25 de setembro, às 14h e às 15h30min; e 27 de setembro, às 14h
Onde: Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535)
Público-alvo: professores participantes das oficinas MudaMundo e seus alunos

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi