EsteioDaPoesia Lancamento2019Poetas de todo o Brasil já podem começar a preparar os versos para um dos maiores festivais de poemas inéditos do Rio Grande do Sul voltado à cultura regionalista. Na próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de Esteio fará o lançamento do 6º Esteio da Poesia Gaúcha. A solenidade será realizada às 22h no palco principal dos festejos farroupilhas na cidade, montado no Pavilhão 20 de Setembro (Pavilhão da Agricultura Familiar), dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

O lançamento do festival contará com apresentação do declamador Jair Silveira, de Cachoeirinha, campeão do 2º Esteio da Poesia Gaúcha, do ano de 2016, e da declamadora Dara Mortagna Netto, de Canoas, campeã da categoria mirim do 1º Esteio do Amanhã, festival de declamação para crianças e adolescentes de oito a 16 anos. Eles serão amadrinhados, respectivamente, pelos violonistas Alvandir Oliveira, de Porto Alegre, e Jorge Araujo, de São Leopoldo.

O regulamento do festival, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Esteio, será publicado no site da Prefeitura de Esteio e no perfil do Facebook do festival na próxima terça-feira (17), data que começa a contar o prazo para inscrições de trabalhos. Poetas terão até o dia 15 de novembro para encaminhar seus versos, preferencialmente pelo e-mail esteiodapoesia@gmail.com. Os poemas poderão ser enviados pelos Correios para a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya ou serem entregues presencialmente no mesmo endereço (Rua Padre Felipe, 900 - Centro - Esteio/RS - CEP: 93.265-011).

No dia 7 de dezembro, será realizada na Casa de Cultura uma reunião de triagem, quando os avaliadores selecionarão as 10 finalistas, as quais serão apresentadas, ao vivo, na noite de 29 de fevereiro de 2020 no Seminário Claretiano. Os trabalhos devem versar sobre a dinâmica social, os usos e costumes do povo gaúcho, fatos históricos ou atuais e paisagens do Rio Grande do Sul. Os trabalhos selecionados para a final receberão um prêmio de R$ 2 mil. Os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores, além do melhor trabalho em palco na final, ganharão troféus. O festival não pagará prêmios em dinheiro na final, e por isso aumentou a premiação, chamada de ajuda de custo pelos concorrentes, para os trabalhos selecionados.

A Comissão Avaliadora será divulgada no lançamento, e o show de encerramento do festival será definido pela Comissão Organizadora.


Esteio do Amanhã

Além do festival de poemas inéditos, na solenidade será lançado, também, o 2º Esteio do Amanhã, evento para declamadores mirins e juvenis de todo o Brasil que tem por objetivo incentivar a arte declamatória entre crianças e adolescentes. Para participar, o concorrente deverá encaminhar, até o dia 9 de novembro, a gravação, em vídeo, de até duas poesias que tenham sido finalistas do Esteio da Poesia Gaúcha ou de outros festivais do gênero.

A Comissão Avaliadora selecionará cinco declamadores entre oito e 12 anos e outros cinco entre 13 e 16 anos. Eles se apresentarão também no dia 29 de fevereiro, a partir das 19h, no mesmo palco onde ocorrerá o Esteio da Poesia Gaúcha. Os dez finalistas receberão uma premiação de R$ 500 e os dois primeiros de cada categoria ganharão um troféu.


Lançamento do 6º Esteio da Poesia Gaúcha e 2º Esteio do Amanhã

Quando: Segunda-feira (16), às 22h
Local: Pavilhão 20 de Setembro (Pavilhão da Agricultura Familiar) – Parque de Exposições Assis Brasil
Regulamento e início das inscrições: Terça-feira (17) no site da Prefeitura e no perfil do festival no Facebook