20190906 LucianaAbdur AcaoSetembroAmareloAcademiaSaudeAvCarnaval abre
Fotos: Luciana Abdur
A Academia de Saúde da Avenida do Carnaval promoveu, na tarde desta sexta-feira (6), uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, mês da conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Uma roda de conversa com o tema “Precisamos falar sobre suicídio”, conduzida pela psicóloga Alexandra Ximendes, reuniu frequentadores do espaço no Bairro Santo Inácio. A atividade fez parte da programação alusiva ao mês da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os dois anos de depressão de Etelvina Arseno, de 65 anos, foram por água abaixo depois que ela começou a participar das atividades da Academia da Saúde, onde pode interagir com outras pessoas da sua geração, praticar atividades físicas e trocar experiências. “Muito tentei o suicídio, mas ao chegar aqui, vi que este desânimo não leva a nada”, apontou. A idosa confessou que até mesmo da pressão alta recuperou-se fazendo parte, diariamente, da Academia.

Durante a tarde, o público foi orientado a identificação e acolhimento das pessoas que sofrem de depressão, as dificuldades que as pessoas e as suas famílias passam com este sofrimento e a frequência com que isso acontece, entre outros assuntos.

A programação do Setembro Amarelo continua. Na segunda-feira (9), o Caps AD (Rua Dom Pedro, 238) promoverá um dia de ações de cuidado, beleza e saúde para usuários e seus familiares. O tema suicídio também será abordado em atividades no Caps-i (Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 122), na quarta-feira (11), às 14h, e no Caps II (Rua Santo Amaro, 25), em 25 de setembro, às 13h.

Uma nova edição do Sábado com Saúde Mental ocorrerá no dia 14 de setembro, das 8h30min ao meio-dia, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar). Organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps – AD), a reunião terá a temática “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio e Dependência Química”. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail capasadesteio@gmail.com ou pelo telefone 3473-7111, até o dia 13 de setembro.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é garantir mais visibilidade à causa, quebrando tabus, compartilhando informações, estimulando diálogos e conscientizando, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Setembro Amarelo
Dia da Beleza e do cuidado
Quando: Segunda-feira (9)
Local: Caps AD (Rua Dom Pedro, 238)

Palestra sobre Setembro Amarelo
Quando: Quarta-feira (11), às 14h
Local: Caps I (Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 122)

Roda de conversa “Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre suicídio”
Quando: Quinta-feira (12), às 9h30min
Local: Academia de Saúde do Novo Esteio (Rua Clarice Lispector, 163)
Público: Comunidade em Geral

Sábado com Saúde Mental
Quando: 14 de setembro
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar)
Inscrições: pelo e-mail capasadesteio@gmail.com ou pelo telefone 3473-7111, até o dia 13 de setembro

Roda de conversa sobre Setembro Amarelo
Quando: 25 de setembro, às 13h
Local: Caps II (Rua Santo Amaro, 25)


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1