20190813 LucianaAbdur AtividadeProgramaCriancaFeliz abre
Fotos: Luciana Abdur
Nesta segunda (12) e terça-feira (13), os gaúchos Diego Queijo (repórter), Mauro Vieira (fotógrafo) e Caio Passos (videomaker) estiveram em Esteio, representando a Informe Comunicação, empresa vencedora de processo licitatório do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O trio está percorrendo cinco estados de cinco regiões diferentes do Brasil - Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Pará - para promover um projeto de celebração dos três anos do Criança Feliz, programa do Governo Federal.

A ideia do grupo é realizar uma série de materiais de divulgação. Um livro, cinco vídeos (um por região), uma série de cinco matéria no programa de rádio Voz do Brasil e uma matéria jornalística para o portal do MDS serão feitos pela equipe. Em cada estado visitado, duas famílias que são contempladas com o Criança Feliz recebem a visita e contam as suas histórias. Além disso, o material produzido para o programa concorrerá ao Wise Awards*, na categoria de melhor iniciativa de educação pública e privada do mundo.

Esteio foi um dos municípios indicados pelo MDS para participar do documentário. Nesta terça-feira (13), o trio visitou duas famílias. Acompanhados de representantes do programa no Município, eles buscaram a história dos contemplados e os resultados positivos que a integração no programa tem feito.

As atividades do grupo começaram no Pará e serão encerradas no Mato Grosso do Sul, na próxima semanaSul. O material estará pronto entre os meses de outubro e novembro.

 

Atenção especial
Uma das mães entrevistas foi Francilaine Santos Alves, 26 anos, no Bairro Parque Primavera. “Os responsáveis pelo Criança Feliz em Esteio me procuraram há cerda de um mês para me auxiliar neste momento tão carinhoso na vida de uma mãe. Este é o terceiro filho que terei e, de todas as minhas gestações, esta está sendo muito marcante com o auxílio que estou recebendo do programa”, apontou.

Francilaine mora há quatro anos na Barreira com o marido, uma das filhas e o cachorro de estimação. “Os visitadores do Criança Feliz têm me ajudado muito, principalmente nas questões de consultas, assistência, educação e justiça”, explicou. “Já recebi quatro visitas e sei que até os três anos de idade do meu novo bebê, terei muita atenção deles”, concluiu. A dona de casa contou que a previsão de nascimento da criança é no final de janeiro.

Para a supervisora do programa no Município, Joelma Guimarães, é de muita importância a criança ser bem atendida. “Torna-se mais simples o desenvolvimento do bebê, para que ela possa viver bem a sua infância e ter um futuro promissor. Nosso propósito agora é atingir uma meta de número de famílias com a grande qualidade que o programa tem a oferecer”, disse.


Criança Feliz
Coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também são atendidas pelo Programa, executado Esteio pelas secretarias municipais de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), da Saúde (SMS) e da Educação (SME).



Wise Awards*
Todos os anos, a premiação da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação reconhece e promove projetos inovadores e de sucesso que abordam desafios mundiais na área. Desde 2009, a WISE recebeu mais de 3.600 inscrições de mais de 150 países.
* Fonte: MDS

Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1