20190813 IngridKasper VisitaConsulUruguai abre
Foto: Ingrid Kasper
O prefeito Leonardo Pascoal recebeu, na tarde desta terça-feira (13), em seu gabinete, a cônsulesa-geral do Uruguai, Liliana Buonomo. A reunião teve como pauta a 42ª Expointer, evento que se realiza de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil. Além disso, falando como secretário interino de Educação, o chefe do Executivo abordou ainda a possibilidade de relações educacionais entre Brasil e Uruguai.

Pascoal reforçou a proximidade entre as duas culturas e disse que Rio Grande do Sul e Uruguai, embora separados pelas fronteiras territoriais, possuem traços similares. “Nossa sociedade possuí uma proximidade muito forte com a de vocês, sendo, culturalmente, mais similar do que com outras regiões do país. O que nos difere, na maioria, é o idioma, já que nossos hábitos são, por vezes, muito similares”, afirmou.

Sobre a Expointer, Liliana afirmou que as preparações iniciaram-se com o recrutamento de expositores que tenham negócios em ambos os países. “A ideia de recrutamento foi procurar empresas que estabeleçam relações de proximidade, possuindo escritórios ou produzindo materiais em território brasileiro. Após isso, estabelecemos a organização dos estandes e definir a presença de autoridades e escala de horários”, explicou.

Pascoal lembrou a implantação do Espanhol como disciplina na Rede Municipal no próximo ano, abordando a possibilidade da aproximação dos países com intercâmbios para alunos da rede pública. “Tenho uma grande admiração pelo sistema de educação do Uruguai e acredito que essa troca de culturas e conhecimentos possa trazer diversas vantagens para ambos”, ressaltou.