20190812 EduardoBarattoLeonardi AudienciaPublicaComissaoIntegracaoTransporteMetropolitano abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
A Comissão Especial de Integração do Transporte Metropolitano da Assembleia Legislativa promoveu, nesta segunda-feira (12), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Esteio. O prefeito Leonardo Pascoal e o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Ronie Coimbra, participaram do encontro, conduzido pelos deputados estaduais Sebastião Melo, presidente da Comissão, e Sofia Cavedon, com a presença de representantes de entidades relacionadas à mobilidade urbana.

 

“O debate sobre o transporte deveria ser mais aritmético e menos ideológico. Se o Uber está ganhando espaço, é porque a população vê o aplicativo como mais em conta. Mas, em vez de discutir subsídios e isenções, precisamos questionar a carga tributária, que incide sobre o diesel, sobre os veículos e sobre a folha de pagamento das empresas de transporte coletivo. Não faz sentido tributar tanto um modal que deveria ser o mais incentivado”, comentou Pascoal. “Não tem porque um ônibus sair de Sapucaia do Sul para Porto Alegre e não poder pegar passageiros em Esteio e em Canoas. A integração vai ser sinônimo de eficiência. Espero que o relatório dessa comissão resulte em ações efetivas que melhorem a vida das pessoas”, complementou.

 

A comissão especial foi instalada no mês de abril, com o objetivo de construir um relatório sobre o tema para ser entregue ao governador do Estado. Atualmente, a Metroplan, órgão estadual responsável pelo planejamento metropolitano, está elaborando a licitação das linhas das concessões do transporte público de passageiros na Região Metropolitana.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1