20190711 LucianaAbdur LojaSocialMovelVotorantim abre
Fotos: Luciana Abdur
Ansioso pela abertura da oitava edição da Loja Social Móvel no Bairro Votorantim, o aposentado Pedro Pedroso contava aos demais esteienses da fila um pouco da sua história com o local que sediou a ação na tarde desta quinta-feira (11), a Associação de Moradores do Bairro Votorantim (AMBV). “Ainda jovem, eu fui o responsável por construir este pavilhão que abriga a Associação e, também, fui o primeiro presidente, eleito no Bairro”, contou. “Hoje, com 63 anos, estou de volta aqui. Escolhendo roupas e calçados gratuitamente para levar para casa. Com a situação econômica atual, estes itens fazem muita falta”, complementou.

Dentro do pavilhão, mesas e araras expunham roupas, sapatos, roupas de cama e, também, brinquedos infantis, todos os produtos divididos por tamanhos e categorias. Os visitantes contaram, ainda, com o apoio de integrantes do Conta Comigo, programa de incentivo ao voluntariado da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), que desde a primeira edição da Loja Social auxiliam na escolha dos produtos.

No projeto, cada pessoa tem o direito de retirar 10 peças de roupas, cinco acessórios e três pares de sapatos. Para tanto, basta fazer um rápido cadastro com a equipe que está posicionada nos estandes. Neste ano, 16 edições da Loja Social Móvel estão sendo realizadas em Esteio. A próxima acontece nesta terça-feira (16), na Praça da Juventude (Avenida Porto Alegre, 505) junto ao Parque Municipal Galvany Guedes. Das 13h30min às 16h30min, o trailer da SMCTE estará estacionado no local para atender ao público.

A Secretaria definiu, recentemente, a promoção de mais uma loja extra. Em alusão ao Dia do Amigo, em 20 de julho, o estacionamento lateral do prédio da Prefeitura Municipal estará de portões abertos para a realização da ação a partir das 9h.

Campanha do Agasalho 2019
Neste ano, o principal foco da Campanha do Agasalho, que tem como mote a pergunta “E se fosse para mim?”, é despertar a empatia, que é a capacidade de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. A ideia é que as pessoas, ao doarem as peças, imaginem o frio que muita gente sem condições de comprar agasalhos sentem no inverno e como elas gostariam de receber as doações. Com isso, a SMCTE quer fazer com as peças sejam entregues já lavadas e em boas condições de uso, sem serem vistas como objetos de descarte.

As peças estão sendo separadas e dobradas por voluntários do Conta Comigo. Quem quiser fazer doações pode levar os artigos até a sede da SMCTE (Rua Eng. Hener de Souza, 150), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, até 1° de agosto, ou até as empresas parceiras com pontos de coleta (veja relação abaixo). Poderão ser doados agasalhos e roupas em geral, sapatos, roupas de cama e de banho e cobertores.

No ano passado, foram arrecadadas 25,1 mil peças. Destas, 24,6 mil foram distribuídas em 13 edições da Loja Social Móvel, beneficiando 820 famílias.

9ª edição da Loja Social Móvel
Quando: Terça-feira (16)
Local: Praça da Juventude (Avenida Porto Alegre, 505)
Horário: das 13h30min às 16h30min


Campanha do Agasalho 2019 - Pontos de coleta
Prefeitura Municipal
Local: Recepção e Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Quando: Até 1º de agosto
Horário: De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h

Outros locais de coleta
Clinica Vivaz
Santander
Redmac
Polo Feevale
Votorantim
Estação Esteio
Unipacs
Colégio La Salle
Senai
Ginásio Municipal Edgar Piccioni

 Edições programadas da Loja Social Móvel*

Mês
Dia**
Local
Endereço
 Julho
16
Praça da Juventude
Avenida Porto Alegre, 505
 
18
Ezequiel
Rua Ezequiel Nunes Filho, 79
 
20***
Prefeitura Municipal
Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150
 
23
Pedreira
Rua Pedreira, S/Nº
 
25
Três Marias
Rua João Francisco Alves
Agosto
Rua Coberta
Rua Garibaldi

* Os dias, locais e horários poderão sofrer alterações, que serão anunciadas no site da Prefeitura
** Horário: Das 13h30min às 16h30min
***Horário: Das 9h às 11h30min


Texto
: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1