20181120 AdrianoRosadaRocha MostraTeatroParaTodos abre
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Nos dias 18 e 19 deste mês, o Teatro para Todos realizará a sua 16ª mostra na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). Oito peças teatrais, divididas entre os dois dias, serão encenadas por um elenco de 120 alunos do projeto artístico. O diferencial desta edição é que todas as peças foram elaboradas com temas livres pelos próprios integrantes (veja a programação abaixo).

As apresentações terão início às 19h30min em ambos os dias. Em 18 de julho, os grupos A e B das categorias Miniatores (seis a 10 anos) e Amadores do Palco (11 a 13 anos) se apresentarão. No dia 19, será a vez das categorias Encena (14 a 16 anos) e Dá pena... de não ver! (acima de 17 anos). Os atores têm aulas de teatro ao longo do ano e, a cada peça ensaiada, ocorrem as apresentações promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) na própria Casa de Cultura e em eventos da Prefeitura.

O projeto Teatro para Todos começou em 2011. Atualmente, a responsável por ministrar as aulas é a professora Cláudia Carvalho. Durante as aulas, os alunos têm contato com práticas teatrais, vocais e corporais. Para participar, é necessária se inscrever quando da abertura de novas vagas, geralmente no início de cada ano.

16ª Mostra do Projeto Teatro para Todos
Quando: 18 e 19 de julho*
Horário: 19h30min
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)

18 de julho
Deu a Louca no Mundo Mágico

Grupo: Miniatores A
Sinopse: Nesse reino tudo estava na maior paz, as princesas sempre dando ordens, o mordomo só querendo um pouco de descanso, as fadinhas um tanto quanto atrapalhadas, os duendes tentando voar e as bruxinhas estavam no maior tédio... até que tiveram uma ideia: raptar as princesas! Agora resta saber se essa história vai ter um final feliz.
Elenco: Aisha Linz, Alejandra Carhuapoma, Amanda Plocharski, Cecília Rodrigues, Eduarda Benemam, Hugo Nathan, Hyrum Carhuapoma, Isi Micaela, Lívia Quadros, Luíza Gomes, Luís Fernando, Maria Eduarda Koch, Nathalia Griebeler, Nicole Marianne, Sofia de Souza e Otávio Prass.

 

A Revolta dos Brinquedos
Grupo: Miniatores  B
Sinopse: Havia uma menina muito mimada, maltratava seus brinquedos e não gostava de nada. Os brinquedos estavam cansados das judiarias que sofriam e resolveram organizar uma revolta! Será que eles conseguirão vingar-se de sua dona?
Elenco: Carolina Botelho de Moura, Gustavo Marins, Helena Marins, Júlia Pereira dos Santos, Juliana Ludwing Dias, Laura Porto Paines, Letícia Ldwing Portello, Lucas Samuel Sortica e Valentina Brys Borges.

 

Uma Festa do Pijama Inesquecível
Grupo: Amadores do Palco A
Sinopse: Amigas, pijamas, pipoca e brigadeiro parece ser a receita para uma festa no pijama perfeita, mas às vezes as coisas podem sair diferentes do planejado...
Elenco: Abigail Carhuapoma, Amanda Ferreira, Anna Sventnickas, Carolaing Carhuapoma Leon, Duda Dorneles, Eduarda Pinheiro, Evelyn Trindade, Isabela, Isadora Bittencourt, Júlia Letícia, Júlia Kauer, Luiza Silva, Luiza Perdigão, Marina Silva, Henrique Melo, Nathália Melati, Nicole, Roberta Bibrich e Vinícius Milech Nunes.

 

Adolescente também é gente
Grupo: Amadores do Palco B
Sinopse: “Se os adultos ouvissem mais os jovens eles iriam se surpreender”. Na adolescência somos confrontados por uma série de descobertas, questionamentos, medos e desejos. Na esquete o grupo apresenta duas pequenas cenas que representam bem essa fase: o primeiro amor, o medo de contar para os pais e as amizades que construímos.
Elenco: Amanda Laís de Oliveira, Andhesa, Arielle Vieira, Bárbara Lima Kasper, Eduarda Mollman, Érika Pires de Oliveira, Gabriella de Melo Texeira, Guilherme, Hillary Alahna Picolli, Isabelle Serrano, Jennifer da Rosa Magalhães, Letícia Naibert Bertolo, Manuela de Souza Oliveira, Nicole dos Santos Couto e Wallace Pereira dos Santos.

 

19 de julho
Babúrdia
Grupo: Encena A
Sinopse: Balbúrdia trata-se de uma peça-manifesto onde as atrizes e os atores buscam através de uma linguagem performativa questionar o lugar e a importância que damos para a educação no nosso país.
Elenco: Ana Laura Heinz, Angela Soares, Daniel Cleiton, Díllan Santiago, Fernanda Peres, Vitória Brito, Élen Pascoal, Gabriela Falk, Júlia Bonni, Maria Eduarda Maciel, Maria Luiza Bibrich, Marluzi Alano, Nicoli Ruas e Stéffani Bonni.

 

Desconstrução
Grupo: Encena B
Sinopse: Vivemos em uma época baseada no virtual, sentimos medo de ficar fora dos acontecimentos, das tendências, dos padrões e buscamos a perfeição para poder compartilhar numa rede social e nessa busca incessante esquecemos-nos da nossa humanidade e que são as nossas diferenças que nos fazem únicos e colorem a vida. Desconstrução cria um universo ficcional e futurista onde a sociedade encontra-se totalmente transformada e comandada pelo ideal da perfeição.
Elenco: Estela Camargo, Dani Roos, Gabi Campos, Gabriel Campos, Lívia Moura, Maitê Bittencourt, Manuela Soares e Marcelo Vencato. Projeções: Fanael Gonzalves.

 

Do jeito que o Brasil gosta
Grupo: Dá pena... De não ver! A
Sinopse: Na tv, no rádio, nos jornais e nas novelas somos diariamente reduzidos a números e furos de reportagem, o sensacionalismo expõe histórias de vida sem levar em consideração o indivíduo e suas subjetividades e se alimenta da nossa curiosidade e audiência. O grupo por meio do humor ácido expõe situações comuns na televisão aberta brasileira que nos prende em frente a tv, porque quem não gosta de um bom barraco televisionado não é mesmo?
Elenco: Bárbara Siberico, Brenda Rodrigues, Daniella Cruz, Eduardo Corrêa, Fabiane Kauer, Gabriela Ventura, Gabriel Porto, Glória Souza Martins, Juliana Bartholomans, Zíbia da Costa, Luís Rosa, Nathália Monte, Patrícia, Luciane Morjana Lumi Stabel e Yuri Esser.

 

Malandro é Malandro, Mané é Mané
Grupo: Dá pena... De não ver! B
Sinopse: O Desaparecimento do malandro e carismático Carlão do 314 deixa um condomínio inteiro sob suspeita. Os investigadores precisarão fazer um trabalho de reconstituição e interrogação com os pitorescos vizinhos para descobrirem o paradeiro desse morador que também guarda alguns segredos.
Elenco: Adriana Eggert, Augusto Oliveira, Bárbara Maia, Brenda Carson, Clarinha Witt, Gabriel Antunes, Gabriela Tietbohl, Hariel Camargo, Iris Bitello, João Ronaldo, Kimberly Rodrigues, Li Sarah, Maria Lisandra Souza Martins, Michell Frazão, Natália Fiúza, Nathália dos Santos Rodrigues, Náthalie Ruane, Pâmella Kremer, Patrick Pontin, Tainá Gonçalves, Thales Matheus, Thiago Oliveira e Wanessa Hipólito.

 

Texto: Luciana Abdur