20190628 GabrielRodzinski AcoesLimpeza abre
Fotos: Gabriel Rodzinski
A equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) se direcionou até a Área de Preservação Permanente (APP) do Jardim Planalto, na Avenida João Paulo I, nesta sexta-feira (28), para a retirada de lixos descartados irregularmente no interior do terreno. Durante esta tarde, foram coletados cerca de 20 sacos de lixo com resíduos sólidos, domiciliares e, também, de construção civil. A atual situação da área é de degradação.

Para evitar essa situação de prejuízo para o Meio Ambiente, a Prefeitura possibilita duas áreas próximas nas quais os moradores podem fazer o descarte adequado de materiais. Uma é o Ecolegal na Rua Dalva de Oliveira, instalado em 2017. O contêiner de 7 m³ foi colocado para que os moradores tivessem um espaço onde pudessem descartar pequenas quantidades de materiais como caliça, restos de poda, metais e madeira, entre outros, , restrito a 1 m³ por pessoa por mês. Na Rua da Paz, perto do Cemitério Municipal 2 de Novembro, há um Ecoponto, aberto de segunda a sábado, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h.

Além disso, no mês de maio deste ano, a SMOSU realizou a limpeza do entorno da área e instalou uma placa indicando a proibição de descarte ali. As medidas não impediram que alguns esteienses continuassem depositando materiais de forma irregular no local, prejudicando a conservação daquele espaço e o ambiente para os vizinhos e pessoas que por ali circulam.

Ainda neste ano, a área foi adotada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Agora, a Secretaria se responsabilizará por embelezar e manter o espaço, iniciando uma parede verde com caliandras, flores típicas da região, ao redor do terreno, o que impedirá moradores de terem acesso ao centro da área.

Descarte correto de entulhos só nos ecopontos e ecolegais
Restos de obras, madeiras, podas de árvores, móveis velhos, plástico e vidros, entre outros, materiais, podem ser descartados, de graça, nos dois ecopontos de Esteio. Localizado na Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro, o Ecoponto do Bairro Olímpica é aberto de segunda a sábado, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h. No Novo Esteio, o serviço fica na Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco, e os descartes podem ser feitos de segunda-feira a sábado, das 8h15min às 11h e das 13h às 18h45min.

Além disso, há ainda os ecolegais, contêineres com capacidade de 7 m³ colocados nos bairros São Sebastião, São José, Olímpica e Primavera. (Veja os endereços abaixo).

Mas nem tudo pode ser despejado nestes locais, assim como há um limite de materiais descartados também. Nenhum dos locais deve ser utilizado para despejo de lixo doméstico, o qual é recolhido pelos caminhões tanto da coleta normal, quanto da coleta seletiva. Animais mortos também não podem ser jogados nesses espaços.

Somente pessoas físicas podem utilizar os serviços, restrito a 1 m³ por pessoa por mês (para comparação, é o volume equivalente a uma caixa d'água de 1 mil litros). No caso de empresas, de materiais que não são aceitos no Ecoponto ou no Ecolegal, ou para medidas maiores a 1 m³, será necessário fazer o descarte adequado de seus resíduos através de outros meios, contratando serviços particulares com, por exemplo, tele-entulho.

Jogar resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios particulares é crime e pode gerar multa. Quem flagrar alguém descartando material irregularmente pode fazer a denúncia para a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) pelo telefone 98600-8377, pelo DisquEsteio (0800-541-0400), pelo telefone da Guarda Municipal (153) ou pelo e-mail smov@esteio.rs.gov.br.

 

Ecoponto

Bairro Olímpica
Onde: Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro
Atendimento: De segunda a sábado, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h

 

Novo Esteio
Onde: Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco
Atendimento: De segunda-feira a sábado, das 8h15min às 11h e das 13h às 18h45min

 

Ecolegais

Rua Bento Gonçalves, ao lado da Transportadora Gabiju - São Sebastião
Rua Bento Gonçalves, 1138 - São Sebastião
Rua dos Lírios (rotula) - Loteamento Por do Sol / São Sebastião
Rua Lourenço Rabaioli (campo) - São José
Rua São Borja (final da rua) - São José
Av. João Frainer, 502 - Olímpica
Av. João Frainer, 103 - Olímpica
Rua Dalva de Oliveira - Parque Primavera

 

Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1